O Japão deve lançar uma criptomoeda baseada no Yen com o apoio de 70 empresas, incluindo os três maiores bancos do país. A nova moeda entrará em circulação ainda em 2022 e será testada já nos próximos meses.

A moeda digital, chamada DCJPY, facilitará grandes transferências monetárias e acordos entre empresas. Os bancos que apoiam a iniciativa são o Mitsubishi UFJ Financial Group Inc., o Mizuho Financial Group Inc. e o Sumitomo Mitsui Financial Group Inc..

Há ainda outras grandes empresas envolvidas como o Japan Post Bank Co. Ltd., o Nippon Telegraph and Telephone Corp., Kansai Electric Power Co. Inc. e East Japan Railway Co., desde o setor da energia ao comércio há representantes.

Criptomoedas como incentivo às transações eletrônicas

O Japão é um país onde a maioria das transações ainda usa dinheiro em papel e moedas. A promoção de transações eletrônicas tem sido um foco das organizações do país.

Os bancos envolvidos na criptomoeda começaram a reunir-se em 2020 para discutir uma infraestrutura compartilhada para pagamentos digitais.

O lançamento da criptomoeda é diferente do Yen digital, um experimento do Bank of Japan. O Yen digital seria uma CBDC (central bank digital currency – moeda digital de banco central), uma representação digital da moeda atrelada ao saldo bancário para agilizar pagamentos.

Fonte: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *