Imagem: Unsplash

A fabricante Jaguar Land Rover fechou uma parceria com a Nvidia para usar sua tecnologia em futuros carros autônomos. A plataforma utilizada será a Drive Hyperion 8. O sistema irá servir para sistemas de direção autônoma e assistência ao motorista que irão gerar visualizações do ambiente do veículo.

Todos os novos modelos de carros da Jaguar deverão ser elétricos, de acordo com a fabricante, a partir de 2025. A produção será totalmente apoiada por computadores Nvidia. Ainda além do hardware, a fabricante usará inteligência artifical (IA) da Nvidia para o desenvolvimento de novos carros. Treinamento de redes neurais para sistemas de direção autônoma e para desenvolvimento colaborativo e simulações ocorrerão com o apoio da plataforma Nvidia Omniverse.

A tecnologia Drive Hyperion utiliza o procesador Orin, capaz de 200 trilhões de operações por segundo. A Nvidia afirma que o poder computacional é bem maior do que do computador do Tesla, o FSD, de acordo com o Electrek.

Jaguar poderá atualizar carros autônomos com a Nvidia frequentemente

A Nvidia afirma ainda que a plataforma Hyperion é definida por software, refletindo a realidade moderna de dispositivos que possam ser constantemente atualizados. O sistema é capaz de atualizações pelo ar (over the air), o que se tornou muito importante para donos de carros com acesso à tecnologia. Ajuda ainda aos fabricantes que poderão fazer recall e consertos sem ter que agendar visitas caras para cada dono de veículo.

Uma das possibilidades do uso da tecnologia é atualizar a capacidade de direção autônoma dos veículos. A Nvidia afirma que o chip Orin pode promover até 5 níveis de direção autônoma, mas o software para um carro independente verdadeiramente autônomo estará totalmente pronto em 2025. Pode acontecer ainda da Jaguar cobrar pela comodidade nas atualizações.

Em anúncios anteriores, como um em parceria com a Mercedes, a Nvidia afirmou que seus aplicativos estarão disponíveis para veículos que usam sua plataforma de software. Assim, pode ser que a tecnologia não seja exclusiva para o Jaguar.

A Nvidia fez algumas parcerias para compartilhar seu hardware e software com fabricantes e posicionou-se como uma das maiores fabricantes em inteligência artificial e veículos autônomos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.