Embora jogar um game antigo nos dias de hoje possa trazer sentimentos únicos de nostalgia, a experiência pode não ser das melhores, especialmente pela diferença de gráficos entre as épocas. A boa notícia é que avanços da inteligência artificial (IA) agora permitem remasterizar cinemáticas de títulos clássicos para melhor adaptação aos dispositivos atuais.

Isso significa que as cenas e animações de computação gráfica (CG) de games clássicos como Kingdom Hearts, World of Warcraft (WoW) ou Onimusha 3, por exemplo, não devem apresentar mais imagens pixeladas em TVs 4K ou monitores Full HD 1080p.

E quem tem usado e abusado desta tecnologia é o canal Upscale no YouTube. Por meio de softwares baseados em algoritmos de inteligência artificial, o perfil tem remasterizado cinemáticas de diversos jogos antigos, respeitando as obras originais com otimizações gráficas para os dias de hoje. Os resultados são surpreendentes.

Como funciona

Basicamente, o principal responsável por essas melhorias é o software Topaz Video Enhance AI, também conhecido como Topaz Gigapixel. O programa utiliza uma técnica semelhante à usada na remasterização de games antigos e alcança resoluções de até 8K.

Por cerca de US$ 299 (aproximadamente R$ 1.547, em conversão direta), o software de inteligência artificial permite otimizar vídeos antigos ou com baixa resolução em poucas horas — a depender da GPU (unidade de processamento gráfico) da máquina, é claro.

Vale frisar, no entanto, que é recomendável testar cada algoritmo durante a aplicação no vídeo para encontrar a melhor adaptação. Em alguns casos, remasterizações em 4K podem ser melhores do que as de 8K, por manter efeitos suaves e menos nítidos propositalmente criados na obra original.

Esta é apenas mais uma prova do potencial da inteligência artificial. Seja em games, na área da saúde ou em quaisquer outros setores, a tecnologia em questão mostra-se como uma das principais inovações para o futuro. E, bem, os gamers agradecem.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments