A espera finalmente acabou. Após muita expectativa e inúmeros vazamentos, a Intel finalmente revelou seus novos processadores de 12ª geração, batizados de Alder Lake. O anúncio — incluindo especificações e preços — das novas CPUs foi realizado na tarde desta quarta-feira (27), durante o evento Intel Innovation.

Nesta estreia, apenas seis processadores Alder Lake foram revelados — nem mesmo uma versão para o i3 foi apresentado. A boa notícia é que a linha completa incluirá 60 CPUs de 12ª geração da Intel, que vão habilitar mais de 500 designs de diversos parceiros.

“A arquitetura de performance híbrida dos processadores Intel Core de 12ª geração representa uma mudança alcançada por meio da estreita coengenharia de software e hardware e irá proporcionar novos níveis de desempenho de liderança por gerações”, explica Gregory Bryant, vice-presidente da Intel e diretor geral do Client Computing Group.

O que há de novo nos processadores Alder Lake da Intel

Os seis processadores desbloqueados lançados são os primeiros baseados na arquitetura de performance híbrida da Intel. Eles combinam núcleos de performance (P-cores) — o núcleo de CPU de melhor desempenho já fabricado pela big tech — com núcleos de eficiência (E-cores), voltados para desempenho de carga de trabalho escalável multi-thread.

Intel Alder Lake

Configurações dos novos processadores Alder Lake. Foto: Reprodução

Essa combinação permite uma demanda energética escalável de 9 para 125 watts, com o intuito de habilitar todos os segmentos de PC do mercado. Já os núcleos de desempenho dessas CPUs funcionarão com uma velocidade base de 3,2 GHz até 3,7 GHz, com as velocidades turbo alcançando a marca dos 5,2 GHz.

Na prática, isso significa mais desempenho em relação aos chips antecessores, mas com menos gasto energético. O i9-12900K, considerado “o melhor processador para jogos do mundo”, pode operar com o mesmo desempenho da geração anterior atuando com apenas 50% de sua demanda energética. Os ganhos são ainda maiores a 125 W ou no pico de 241 W.

Intel Alder Lake

Comparação de demandas energéticas com os processadores de 11ª geração. Foto: Divulgação

Outro destaque vai para a possibilidade de overclocking (quando um componente é forçado a rodar numa frequência acima da especificada pelo fabricante) de última geração, incluindo a possibilidade de fazer overclocking dinâmico de memórias XMP com suporte para DDR5.

Para os criadores de conteúdo, essas especificações dos chips de 12ª geração da Intel significam edições de fotos e vídeos até 36% mais rápidas, modelagens 3D até 37% mais velozes e aumento de 100% na velocidade de renderização multi-frame.

Já para os gamers, essas otimizações serão observadas com ganhos significativos de FPS (frames por segundo) em jogos como Red Dead Redemption 2, Hitman 3 e League of Legends, por exemplo, além de reduções de latência mesmo com a execução de outras tarefas de forma simultânea.

Intel Alder Lake

Ganhos de performance em jogos com as novas CPUs Alder Lake. Foto: Reprodução

As melhorias ainda incluem:

  • Os primeiros processadores do setor que oferecem memória DDR5 de até 4800MT/s;
  • Os primeiros processadores do setor a oferecer PCIe 5.0 (até 16 pistas), com até o dobro de transmissão I/O com PCIe 4.0 e até 4 pistas adicionais de suporte PCIe 4.0;
  • Até 30 MB de cache Intel Smart L3 e 14 MB de cache L2 para maior capacidade de memória com latência reduzida;
  • Conexão sem fio de alta velocidade integrada com o recurso Intel Killer Wi-Fi 6E, que reúne a conectividade líder do setor Wi-Fi 6E com uma poderosa tecnologia de rede de jogos para minimizar o atraso, a latência e a perda de pacotes;
  • Thunderbolt 4 universal com conectividade por cabo discreta para expansão de dispositivos externos.

Preço e disponibilidade

Os primeiros processadores Alder Lake da Intel já estão disponíveis para pré-venda em canais OEMs, varejistas e parceiros da big tech. A novidade chega ao mercado no dia 4 de novembro, com preços que variam entre US$ 264 e US$ 589.

Já para o futuro, a companhia espera enviar centenas de milhares de processadores Intel Core “K” de 12ª geração até o fim do ano e mais de 2 milhões até o final de março de 2022.

Fonte: Intel

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *