Na última quinta-feira (20), o Instagram anunciou novas medidas para frear conteúdos “potencialmente prejudiciais” em sua plataforma. A ideia é que publicações contendo bullying, discursos de ódio ou apologia à violência tenham alcance reduzido na ferramenta, em busca de um ambiente mais “saudável”.

É verdade que a rede social de Mark Zuckerberg já remove conteúdos que vão contra as Diretrizes da Comunidade da empresa. No entanto, nem todas as postagens chegam aos moderadores da plataforma — ainda mais quando não há denúncias —, o que pode dificultar o controle das publicações no app.

Novas ações do Instagram

Por conta disso, posts com os tais conteúdos “potencialmente prejudiciais” (bullying, discursos de ódio e apologia à violência) ou encarados como “perturbadores” serão exibidos mais para o “fim da fila” de feed e Stories — algo que já é feito com publicações de desinformação e fake news.

Para ajudar nessas novas medidas, os algoritmos do Instagram vão fazer uma varredura do histórico de conteúdos anteriormente excluídos, facilitando a identificação de novas postagens similares. Deste modo, mesmo que não sejam deletadas, as publicações terão alcances muito menores para os seguidores do(a) autor(a).

“Para entender se algo pode quebrar nossas regras, veremos coisas como se uma legenda é semelhante à outra que anteriormente quebrou nossas regras”, explicou a empresa em postagem no blog oficial.

As denúncias continuarão tendo papel importante. Além de informarem ao Instagram sobre publicações que ferem as políticas da companhia, o app vai usá-las para jogar conteúdos semelhantes para o fim de seu feed ou Stories. Basicamente, uma automatização para limpar a timeline com posts não desejados.

Denúncia no Instagram

Imagem: Divulgação/Instagram

Que as ações anunciadas mostrem-se eficazes para tornar parte do ambiente online menos tóxico.

Fonte: Instagram

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments