Imagem: Digital Cybercherries

O Hypercharge: Unboxed é um jogo de tiro em que tudo, incluindo os personagens, são brinquedos. O título foi lançado em 2020, mas saiu somente agora do acesso antecipado e começou a fazer bastante sucesso entre os jogadores que gostam de partidas com os amigos.

O TecMasters, é claro, entrou na onda de querer atirar com os brinquedos e jogou bastante do Hypercharge: Unboxed para contar o que achou do título neste review. Confira!

Uma campanha divertida, mas quase sem história

O Hypercharge: Unboxed tem como principal proposta trazer um modo de jogo cooperativo no estilo tower defense, que também é considerado a sua campanha. Diferente de alguns títulos similares, o jogo praticamente não traz uma história e coloca os jogadores direto em sua tarefa principal, que é defender o Hyper-Core.

No começo, ao passar pelo tutorial, o sargento Max Ammo até explica que os brinquedos estão com o seu futuro em risco, mas nenhum detalhe mais profundo é dado ao longo da campanha, apenas pequenas frases são ditas no começo das fases.

Ainda no tutorial, como em outros jogos do gênero tower defense, o jogador também é apresentado a uma das mecânicas principais do jogo, que consiste em realizar construções que ajudarão a defender o Hyper-Core.

Hypercharge Unboxed - Hyper-Core

Imagem: reprodução/TecMasters

As fases, de forma geral, se mostram repetitivas, uma vez que o objetivo é sempre o mesmo. Apenas o número de Hyper-Cores a ser defendido muda, sendo que em algumas fases o jogador sequer tem locais em que suas defesas possam ser construídas.

Se por um lado o Hypercharge: Unboxed peca em ser repetitivo, os cenários surpreendem pelo seu nível de detalhes que devem deixar todos os fãs de brinquedos babando. As fases são repletas de detalhes e se passam em locais diferentes, então, pode esperar por cenários como um quarto, loja de brinquedos e até uma mesa de air-hockey.

Hypercharge Unboxed - Mesa de Air Hockey

Imagem: reprodução/TecMasters

Além do nível de detalhes dado, o jogo também força o jogador a explorar o cenário para encontrar itens que ajudarão na batalha ou nas construções. Esses locais até podem parecer inacessíveis em uma primeira impressão, mas assim que o jogador dominar a mecânica de pulos entenderá o que é preciso fazer para chegar lá. Os inimigos, por sua vez, são bem variados e remetem a brinquedos de diferentes épocas.

O Hypercharge: Unboxed conta com 12 cenários, sendo que o seu sistema de progressão funciona de forma bem simples. Ao finalizar cada fase, o jogador ganha uma medalha, que vai do bronze ao rubi. Já a medida que medalhas são coletadas, novas fases são liberadas.

A minha maior crítica em relação a campanha fica pelo fato do jogo trazer uma história praticamente nula. Até entendo que o foco do título seja em partidas rápidas, mas um capricho a mais para instigar o jogador a entender a razão de sua luta ajudaria.

Além disso, a campanha pode ser finalizada em aproximadamente três horas, o que significa que há pouco conteúdo. Entretanto, quem tiver paciência pode querer finalizar as fases no modo especialista e “pesadelo”, sendo que este último só é liberado quando todas as fases forem concluídas com medalhas de rubi.

Muitos itens e brinquedos novos para serem desbloqueados

Apesar da campanha do Hypercharge: Unboxed ser curta e ter um número apenas razoável de cenários, o jogo ainda possui seus pontos positivos para fazer com que os jogadores continuem a jogá-lo.

Ao terminar uma fase, o jogo possui um sistema de progressão em que diversos tipos de itens são liberados. Estes itens variam desde cosméticos para mudar a aparência até armadilhas e armas novas, que são mais poderosas.

Hypercharge Unboxed - arma liberada

Imagem: reprodução/TecMasters

Felizmente, o sistema de progressão funciona bem e os jogadores podem obter a maioria dos itens com um nível de esforço que eu considero justo. Ainda para quem gosta de mais extras, o Hypercharge: Unboxed traz uma seção chamada “Dioramas” em que é possível conferir um pouco mais da história de cada brinquedo.

Jogabilidade e outros modos de jogo

O Hypercharge: Unboxed traz uma jogabilidade simples em que os jogadores praticamente precisam se preocupar apenas em atirar. Na campanha, que é o modo principal, primeiro, os jogadores possuem uma “fase de construção”, em que poderão colocar suas defesas e escolher as armas.

Feito isso, os Hyper-Cores precisam ser defendidos, sendo que os inimigos vêm de todos os locais possíveis. Na maior parte do tempo, os jogadores precisam se dividir para conseguir resistir a investidas inimigas, sendo que nos níveis mais difíceis a ação é realmente frenética.

Já na parte “Versus”, como o próprio nome indica, a ação fica focada em modos PvP. No total são 3 modos aqui:

  • Mata-Mata – modo em que todos os jogadores são inimigos;
  • Team Deathmatch – modo em que os jogadores são divididos por equipes;
  • Contágio – modo em que a munição é limitada e que o jogador precisa evitar o contato dos adversários.

Os modos PvP do Hypercharge: Unboxed trazem um bom nível de divertimento, que servem para completar a experiência. Em meus testes, as partidas sempre foram encontradas de forma bem rápida, mas tudo indica que o jogo não tem servidores localizados.

Do lado positivo, posso afirmar que em momento algum eu senti atrasos nos comandos, que são bem simples e trazem menos funções do que outros jogos de tiro. Aqui, por exemplo, não é possível agachar e as armas, apesar de terem um sistema de mira, não possuem uma mira “realmente avançada”.

Apesar de ter foco em partidas cooperativas ou online mesmo, o Hypercharge: Unboxed não traz um chat de voz. Como as partidas possuem objetivos simples, admito que o recurso não é necessário, mas seria bem vindo. A única parte fica um pouco mais confusa nos modos PvP é o fato de você ser largado direto na ação e sempre com uma arma diferente. Não apenas isso, rounds também não existem, o que faz com que estratégia não seja algo crucial.

Já algo bem interessante no título também fica pelo fato do mesmo ter suporte a “tela divida”. Neste caso, em um mesmo computador, até quatro jogadores podem aproveitar o título e, isso, sem dúvidas, traz aquele gostinho de nostalgia dos anos 90 quando amigos se reuniam para jogar videogame.

Hypercharge: Unboxed é divertido e tem preço justo

Apesar do Hypercharge: Unboxed estar longe de ser um título perfeito, a sua temática lhe deixa com um carisma único e suas mecânicas simples ajudam as pessoas a se divertirem de forma rápida. O número de cenários eu considero bem justo, apesar que as partidas que ocorrem neles poderiam ser mais longas.

O título traz um número considerável de conteúdos para ser desbloqueado e que não requer um esforço desproporcional. Uma história melhor contada seria muito bem vinda, assim como outros pequenos ajustes na jogabilidade, mas o título tem um preço justo ao menos no PC, que atualmente é de R$ 37,99 na Steam ou na Epic Games.

Outro ponto a ser elogiado é que o título não contém microtransações. Alguns packs até estão à venda, mas são apenas cosméticos e não influenciam na jogabilidade. Apesar do jogo estar disponível para Nintendo Switch, o mesmo não foi encontrado na eShop do Brasil.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.