Anunciado em 2019 ainda como um beta privado, Horizon Worlds teve seu lançamento mais amplo em dezembro do ano passado. Mas mesmo que sua estreia oficial tenha acontecido há apenas dois meses, a Meta (ex-Facebook e dona da plataforma) revelou um avanço considerável do projeto.

O que é esse tal de Horizon Worlds?

Antes de tudo, é preciso entender o que é essa plataforma do metaverso da Meta. Em suma, Horizon Worlds nada mais é do que um ambiente virtual único e expansivo que permite interações como minijogos, criações e “passeios online” por usuários conectados a dispositivos VR Quest.

Neste ambiente, os criadores têm a capacidade de escrever um código básico que define as regras de como os objetos funcionam, seja para definir se uma arma deve atirar ao ter seu gatilho pressionado ou para construir uma estrutura de um evento de comédia que pode ser acessado livremente.

Inclusive, estes eventos e passeios são um dos principais recursos deste universo. É como visitar um ambiente virtual totalmente novo e imersivo, mas sem sair da cadeira. Para os gamers, há jogos como Pixel Plummet e Arena Clash que podem render boas horas neste “mundo paralelo”.

Crescimento robusto

Embora Horizon Worlds esteja disponível apenas para EUA e Canadá, seus números são bem interessantes. Em uma recente conferência interna, Chris Cox, diretor de produtos da Meta, revelou que a base de usuários mensais da plataforma cresceu 10 vezes nestes dois meses, atingindo 300 mil pessoas.

O dado foi reforçado por Joe Osborne, porta-voz da big tech. Segundo ele, a estatística abrange tanto usuários do Horizon Worlds quanto do Horizon Venues — aplicativo para eventos ao vivo em VR com avatares e mecânicas idênticas. Dados do Horizon Workrooms não foram contabilizados.

Junto disso, a Meta revelou na última quarta-feira (16) que sua plataforma atingiu a marca de 10 mil “mundos virtuais” criados.

Resta saber se o projeto vai continuar fazendo sucesso. A Meta já deixou claro que vai focar no metaverso — e até por isso deixou o nome Facebook para trás. Mas apenas o tempo mostrará se esse investimento trará retorno e se, de fato, vai ser aderido por uma parcela maior da comunidade.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments