Imagem: HoloISO

O SteamOS é uma distribuição Linux que é o sistema oficial do Steam Deck, o PC portátil da Valve. Agora, surge o HoloISO, uma versão adaptada do SteamOS que roda em PCs convencionais.

O HoloISO foi disponibilizado no Github por pessoas não relacionadas com a Valve que garantem a sua originalidade ao afirmar que sua imagem foi criada a partir da própria imagem de recuperação do Steam Deck sendo executada no QEMU.

A página do projeto, inclusive, afirma que os pacotes da distribuição são obtidos diretamente da Valve e sem edições. Já para que a ISO funcione corretamente é necessário colocá-la em um pendrive com o auxílio das ferramentas, que podem ser o BalenaEtcher, RosaImageWriter, ou Fedora Media Writer.

Requisitos para rodar o HoloISO

O HoloISO não teve divulgado quais são os requisitos específicos de hardware para que o mesmo possa ser executado, entretanto, alguns itens são listados para que o mesmo possa ser executado sem problemas. São estes:

  • Pendrive ou unidade flash com 4 GB de espaço;
  • Placa de vídeo AMD com suporte ao Vulkan e VDPAU;
  • Placa-mãe com o UEFI habilitado;
  • Função “Secure Boot” desabilitada na BIOS.

Para instalar o sistema, após ter dado o boot com o Pendrive, os usuários precisam apenas selecionar a opção “Holoinstall” e, também, escolher em qual drive a distribuição será instalada.

Quem tiver uma placa de vídeo da NVIDIA e ficar preso em uma tela preta pode dar o boot com o parâmetro “nomodeset=1” e instalar os drivers proprietários do Arch, como mostra este link. Para evitar outros erros, também é recomendado apagar o arquivo “http://etc/sddm.conf.d/autologin.conf” para evitar erros durante o boot.

Estes problemas, vale lembrar, ocorrem por conta do SteamOS não ter o seu kernel otimizado para placas de vídeo da NVIDIA, que tem algumas instruções e funções restritas apenas ao seu driver proprietário.

Além do HoloISO, o WinesapOS é uma outra distribuição Linux baseada no SteamOS, que pode ser utilizada em PCs que não sejam o Steam Deck.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.