O jornal britânico The Guardian entrevistou recentemente o conhecido desenvolvedor, diretor e produtor de jogos Hideo Kojima, e o dono de um dos nomes mais conhecidos do mercado tinha muito a dizer sobre seu novo projeto.

Ok, mentira. Mais uma vez, Kojima falou sobre seu novo jogo. Kojima também não falou nada sobre o seu novo jogo. Segundo ele, o próximo projeto no qual está trabalhando “é como se fosse uma nova mídia” e que, “se der certo, vai mudar todas as coisas – não só na indústria de jogos, mas na dos filmes também”.

Hideo Kojima elogia Arcane: "o futuro da animação e da computação gráfica"

Imagem: Reprodução/Hideo Kojima

Um ávido entusiasta da sétima arte (sério, é a bio dele no Twitter: “70% do meu corpo é feito de filmes”), não é raro ver Hideo Kojima compartilhar fotos no Twitter sobre seus encontros com celebridades de Hollywood: seu jogo mais recente – Death Stranding – contou com a atuação e dublagem de várias delas, como Norman Reedus, Mads Mikkelsen, Guillermo del Toro e Lea Seydoux. Reedus e Mikkelsen, inclusive, se tornaram amigos bem próximos do icônico desenvolvedor.

Brincadeiras à parte, é possível entender – ao menos, desta vez – o motivo de tanto segredo: a entrevista com o Guardian é um perfil dele, falando sobre episódios recentes da vida de Hideo Kojima e sobre como, há mais de sete anos de sua conturbada saída da publisher japonesa Konami e sua migração para um profissional independente, ele se sente mais revigorado e livre. Kojima deixou a empresa e fundou os estúdios Kojima Productions em dezembro de 2015.

A entrevista em si é bem densa e detalhada, e aborda temas interessantes, como quando Kojima foi implicado como o assassino que atirou no falecido primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. Ele, que foi assassinado durante pronunciamento público em julho de 2022, morreu poucas horas depois do fato, mas antes mesmo de vir a óbito, fóruns de extrema-direita como o 4Chan veicularam uma foto de Hideo Kojima como o autor do ataque.

A fake news tomou proporções imensas quando Damien Rieu, um político da extrema-direita francesa, veiculou publicamente sua foto, chamando-o de “ativista da esquerda”. A partir daí, outros países conhecidos por abrigarem membros dessa ala política reverberaram a situação. Rieu eventualmente apagou o tuíte e publicou um pedido de desculpas, mas o dano já estava feito.

Voltando ao novo jogo, Kojima disse ser algo que ele desejava fazer há anos, mas tinha vários impedimentos – o mais notável sendo a tecnologia. O notório produtor disse que ela ainda não havia chegado a um nível de desempenho e capacidade que contemplasse a visão que ele afirma ter. Pelo menos, até agora: Kojima disse ao jornal que o desafio era construir a “infraestrutura”.

“Você pode até fazer experimentos bem sucedidos, mas existe uma grande distância entre a experimentação e a área onde algo se torna parte de sua rotina diária. De um ponto de vista de negócios, a segunda ou terceira pessoas que tentam algo novo têm mais chances de sucesso que a primeira. E eu sempre quis ser a primeira pessoa, e continuar sendo a primeira pessoa.”

Em resumo: Kojima não se sente muito confortável em reaproveitar ideias que vieram antes dele, e prefere ser o primeiro a ter a ideia, para que outros sigam seus passos.

Obviamente, ele não ofereceu mais detalhes, então só podemos especular: sabe-se que Hideo Kojima tem vários projetos em execução ao mesmo tempo. Um deles é a sequência Death Stranding 2, da qual já sabemos…nada. Há também um jogo em desenvolvimento em parceria com a Microsoft, do qual sabemos…menos ainda. E ainda há rumores sobre um jogo chamado “Overdose”, que é uma propriedade intelectual nova.

É bem possível que Overdose e “seja lá qual for o jogo com a Microsoft” sejam o mesmo projeto. Convenhamos, apesar de não termos informação alguma sobre Death Stranding 2, não faz sentido uma “nova estrutura” para ele, tendo em vista que as fundações do primeiro jogo são bem estabelecidas e já estão lá. Mas pode ser também que sejam vários projetos separados.

Enquanto isso, Hideo Kojima fica retuitando conteúdos de cinema e clipes de Death Stranding onde ele é marcado pelos fãs.

via The Guardian

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments