O futuro headset de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) da Apple poderá ser mais dependente do que se pensa. De acordo com um relatório do The Information, o SoC (system on a chip) do dispositivo supostamente está perdendo recursos intencionalmente e vai precisar descarregar tarefas pesadas do processador em um iPhone ou Mac.

A suspeita, na verdade, já havia sido levantada no ano passado. Um relatório da Bloomberg chegou a mencionar que as versões anteriores do headset deveriam funcionar como um “hub estacionário separado, que em forma de protótipo se parecia com um pequeno Mac”.

Os novos rumores indicam que o novo chip do aparelho não terá o motor neural da Apple, baseado em inteligência artificial (IA) e machine learning. Além disso, ele deverá ser projetado para melhores envios e recebimentos de dados e compactação e descompactação de vídeos, o que se alinham à tese de uma maior dependência a outros dispositivos da maçã.

As informações sugerem ainda que o headset VR/AR será o mais eficiente possível em termos de energia. Como a big tech costuma equilibrar as questões de bateria e desempenho nos wearables, é bem possível que essa otimização da eficiência energética seja traduzido em um aparelho que dependa de outros dispositivos — um “faz tudo” independente, naturalmente, gastaria mais energia.

Concepção de headset VR/AR da Apple

Concepção de dispositivo VR/AR da Apple feito pelo designer Antonio de Rosa. Reprodução: Antonio de Rosa

Ainda segundo o relatório, o futuro headset da maçã terá sua própria CPU e GPU. Ele poderá trabalhar em modo autônomo, mas apenas para tarefas básicas. Quando integrado, o dispositivo será capaz de se comunicar com dispositivos móveis (telefones ou tablets).

Um dos principais desafios será aliar as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Isso porque é extremamente complicado usufruir da VR sem escurecer a visão do usuário, embora a AR exija que o indivíduo seja capaz de enxergar o mundo exterior.

Ao que tudo indica, o dispositivo da Apple terá um sensor de imagem “excepcionalmente grande”, proporcional a uma das lentes do headset. Por meio dessa lente, será possível “capturar dados de imagem de alta resolução do entorno de um usuário para RA”.

Quando chega o headset da Apple?

Como se sabe, o headset VR/AR é um antigo projeto da Apple que segue em desenvolvimento. O analista Ming-Chi Kuo previu anteriormente que um headset “estilo capacete” chegaria ao mercado em 2022, mas o The Information sugere que a produção em massa dos chips do aparelho deve começar em, no mínimo, um ano.

Em um cenário extremamente otimista, o produto poderia ser lançado no fim de 2022, mas em uma versão destinada a desenvolvedores ou a um número muito limitado de usuários. Já uma versão em formato de óculos (apenas com AR) pode chegar ao mercado em meados de 2023, segundo o site. Para esse dispositivo, Kuo prevê um lançamento para 2025.

Fonte: The Verge

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