A HBO foi acusada de compartilhar o histórico de visualização de seus assinantes de streaming com o Facebook e, agora, está enfrentando uma ação coletiva por conta disso. De acordo com o processo, a empresa teria violado o Video Privacy Protection Act (VPPA), uma lei federal dos Estados Unidos que foi criada para evitar a divulgação de informações de consumidores de maneira indevida.

De acordo com informações da Variety, o problema está com o fato de que os dados teriam sido compartilhados sem permissão prévia expressa dos usuários. Com as informações, o Facebook conseguiria cruzar a lista de espectadores da HBO com a sua própria base de usuários e combinar os perfis — o que, do ponto de vista de publicidade, é um prato cheio em termos de ofertas para anúncios direcionados.

Cookies para a HBO

A HBO, como outros anunciantes, esclarece aos seus usuários que ela (e seus parceiros) utilizam cookies para entregar publicidade personalizada. Acontece que a lei prevista pelo VPPA, no entanto, exige o consentimento prévio e expresso de usuários especificamente para o compartilhamento de histórico de visualização de vídeo.

Dessa forma, de acordo com o processo, apresentar aos usuários “uma política de privacidade padrão não basta” para que se tenha a permissão expressa.

Outros provedores de streaming foram atingidos com reivindicações semelhantes. O TikTok, por exemplo, concordou recentemente em pagar US$ 92 milhões por (em parte) violar o VPPA.

A Variety chegou a entrar em contato com a HBO para obter mais informações, mas a empresa não se pronunciou sobre o caso.

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