Há 20 anos, o mundo do cinema mudou completamente com a estreia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Ao longo de oito filmes, baseados nos livros homônimos escritos por J.K. Rowling, acompanhamos a saga de Harry Potter, um garoto órfão que descobre descender de pais bruxos.

A saga fez parte da infância de muita gente, portanto, quando a HBO anunciou “Harry Potter – De Volta a Hogwarts”, muitos ficaram felizes em poder reviver alguns momentos e poder rever os atores favoritos – inclusive este redator, que é grande fã do personagem.

No especial, que tem cerca de 1h40 de duração, podemos reviver momentos marcantes dos filmes ao mesmo tempo em que atores, diretores e produtores falam sobre suas experiências durante a filmagem.

Todo o documentário pode parecer anormalmente longo para um especial. No entanto, isso é justificado pelo fato de que todos os filmes são abordados. São segmentos separados para cada um, o que torna mais fácil para quem quer ver algo sobre um longa específico – ou quer dividir sua experiência em capítulos.

Harry especial

Imagem: Divulgação

Isso quebra a densidade do especial e traz uma sensação de nostalgia quando se percebe que estamos próximos de ver detalhes dos filmes favoritos.

No entanto, é interessante observar que não há necessariamente nenhuma informação nova na produção, apenas curiosidades contadas pelos atores e os envolvidos nas produções. Mesmo assim, é como uma carta de amor aos fãs que esperavam por uma reunião do elenco – seja em uma possível adaptação de “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” para as telas ou algo como este especial.

De qualquer forma, o longa cumpre o papel e mata a curiosidade dos fãs em relação a como continua a relação do elenco mesmo após 10 anos do último filme.

Presenças marcantes

Como era de se esperar, o trio de protagonistas está presente. Portanto, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint falam sobre como foi crescer interpretando, respectivamente, Harry, Hermione e Rony.

É interessante ver como eles ainda têm um grande carinho um pelo outro, principalmente pela forma como falam dos momentos que passaram juntos. Com certeza o destaque fica por conta de Emma e Rupert falando sobre a cena do beijo entre seus personagens em “Relíquias da Morte Parte 2”.

Harry Potter

Imagem: Divulgação

Os personagens já estavam fadados a ficarem juntos, mas eles, como amigos, acharam que gravar a cena foi constrangedor.

Outro momento marcante é quando Robbie Coltrane, que interpreta Hagrid, comenta sobre o legado da saga, dizendo que, daqui 50 anos, ele não estará mais vivo quando alguém apresentar os filmes para outras pessoas, mas Hagrid ainda estará.

Harry Potter

Imagem: Divulgação

Marcaram presença também quatro dos diretores de filmes da série Harry Potter: Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. Cada um trouxe sua marca para os longas e conseguiu eternizar o personagem à sua maneira.

Agora, seguindo pelo caminho contrário, temos J.K Rowling, que não está presente no especial – pelo menos não interagindo diretamente com os atores que voltaram. Ela aparece apenas em forma de vídeo. São trechos tirados de uma entrevista de 2019.

Não se sabe exatamente o motivo de sua ausência. No entanto, acredita-se que a decisão tenha sido tomada por conta das declarações transfóbicas compartilhadas pela autora nos últimos anos. Por conta disso, muitos fãs abandonaram a saga – que apresenta uma mensagem que é, basicamente, o discurso contrário ao de sua criadora.

Conclusão

Mesmo com uma autora envolvida em tantas polêmicas e falas problemáticas, Harry Potter é uma saga que fez parte da infância de muita gente – inclusive, incentivando a leitura. Portanto, “Harry Potter – De Volta a Hogwarts” é a oportunidade perfeita para aqueles que desejam rever seus personagens favoritos mais uma vez.

Embora não tenha nada de muito novo para apresentar, é bom ver como os atores mantiveram o carinho entre si e o apego à saga responsável por encantar milhares de pessoas por tantos anos.

“Harry Potter – De Volta a Hogwarts” está disponível no catálogo do HBO Max.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *