Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

A Samsung apresentou oficialmente o The Freestyle. O aparelho, a uma primeira vista, pode até parecer apenas um projetor comum, mas a sua proposta é bem diferente e interessante.

O TecMasters esteve presente no evento de lançamento para conhecer mais do produto e pode contar qual foi a sua primeira impressão do The Freestyle neste hands-on. Confira!

Design e acabamento

Diferentemente de muitos outros projetores vistos no mercado, o The Freestyle se destaca por ser bem pequeno e portátil, apesar de depender de uma alimentação de energia para funcionar, ou seja, o mesmo não tem bateria interna.

Disponível na cor branca, o aparelho fica em uma base em que pode ser rotacionado em até 180 graus. Perto de sua lente ficam alguns botões bem discretos, que servem para navegar em seu menu, parte do sistema Tizen, que comentaremos mais adiante.

The Freestyle

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Além dos botões, um controle remoto também está presente no kit para que todos possam navegar com mais comodidade. O controle é um pouco mais simples do que vemos nas smart TVs, mas na minha opinião é perfeito para ser levado junto ao The Freestyle sem ocupar espaço, além de trazer todos os botões considerados “essenciais”.

The Freestyle - controle remoto

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Devido ao seu tamanho, o The Freestyle se adapta bem a praticamente qualquer ambiente, podendo ser transportado facilmente devido ao seu peso de apenas 820 gramas. Um de seus pontos mais interessantes, entretanto, fica no fato de sua rotação permitir projetar a imagem no teto, o que faz as pessoas, por exemplo, poderem assistir a algo de forma mais confortável quando estiverem deitadas na cama, ou em qualquer direção.

The Freestyle projetando imagem no teto

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

O aparelho, inclusive, conforme a própria Samsung aponta, pode ser utilizado com alguns Powerbanks, que precisam atender a certos requisitos, para que seja levado por exemplo em uma festa ou outros locais.

O FreeStyle também vem com um tipo de “tampa”, que permite que o mesmo seja transformado em um tipo de luminária. Essa função é bem interessante para quem deseja dar outro ar ao seu ambiente.

The Freestyle sendo usado como luminária

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Imagem e som

O The Freestyle é capaz de projetar imagens de até 100 polegadas com resolução Full HD, enquanto o seu nível de iluminação é de 550 LED Lumen. Na prática, o projetor portátil da Samsung não apresenta o maior nível de brilho, sendo que a marca explica que esta foi uma escolha para o “seu uso”. Ainda nesta questão, vale lembrar que a intensidade do de acordo com a distância entre o Freestyle e a parede ou tela em que a imagem está sendo projetada.

The Freestyle projetando filme

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Em ambientes com a iluminação controlada, entretanto, é possível obter, sim, uma qualidade de imagem boa e que não deixa os elementos desfocados ou com outros tipos de ruído. Mesmo na resolução Full HD, com uma projeção de mais de 50 polegadas, a imagem fornecida pelo aparelho estava bem definida e ruídos não eram tão notados. Em outro ambiente, inclusive, pudemos ver o aparelho ligado a um videogame da nova geração, apesar de sua taxa de atualização ser de 60 Hz, o que não comprometeu a experiência.

O aparelho ainda conta com alguns recursos interessantes, como o de “foco automático”, que como o próprio nome deduz, ajuda na hora de fazer os ajustes. Aqui, inclusive, fica o elogio para o tempo que isso leva para ser feito, que é bem rápido, questão de poucos segundos.

O The Freestyle também com seu próprio sistema de som, que tem uma saída de 5 W RMS 360 graus com suporte ao Dolby Digital Plus. Neste ponto, o produto apresenta uma qualidade de som bem decente, mas o volume acaba sendo baixo.

Para compensar, felizmente, o The Freestyle pode ser conectado a outros dispositivos de som e, inclusive, pode funcionar como uma caixa de som inteligente com suporte a Alexa e Bixby.

The Freestyle vem com nova versão do Tizen

Assim como as smart TVs da Samsung, o Freestyle vem com o Tizen como seu sistema. Por conta disso, é claro, as pessoas podem, por exemplo, acessar os seus serviços de streaming preferidos sem depender de uma conexão de um dispositivo externo, como um celular.

Apesar disso, o The Freestyle vem com uma conexão micro HDMI e demais recursos, que permitem, sim, a conexão de celulares. Então, é possível fazer o espelhamento da tela de um celular ou até mesmo de um PC, sem fio, em uma questão de segundos.

Outra parte interessante é que o Tizen presente no The Freestyle vem com uma nova versão, que muda um pouco sua interface e que foi apresentada na CES 2022. Infelizmente, tivemos pouco tempo de acesso ao produto no evento e não conseguimos testar o sistema muito mais a fundo, mas a velocidade de processamento do projetor portátil da Samsung é excelente e deu para perceber que tudo está um pouco mais organizado.

The Freestyle - nova versão do Tizen

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Não apenas isso, vale notar que o “Modo Ambiente” presente no “Tizen” do The Freestyle conta com algumas imagens e outros extras para tornarem o uso do produto mais divertido e diversificado.

Preço e disponibilidade

O The Freestyle começa a ser vendido no Brasil a partir do mês de maio com o preço sugerido de R$ 6.999.

Conclusão

O The Freestyle é um projetor portátil com uma proposta diferente, que realmente tem suas qualidades e pode se adaptar para diferentes usos. O nível de qualidade da imagem e do som estão dentro da média apesar de não poderem agradar a todos que forem utilizá-lo em ambientes internos.

Por sua vez, de forma geral, o The Freestyle, quando comparado a outros projetores, graças ao Tizen, traz recursos extras que não estamos acostumados a ver e que tornam sua usabilidade muito mais prática e eficiente. Já o fato de sua rotação ser de 180 graus e do ajuste automático o tornam uma opção bem interessante.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.