Alguns streamers turcos revelaram um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Twitch e suas ferramentas de monetização. Segundo o que foi mostrado, canais pequenos eram usados para canalizar milhões de dólares.

O que esses usuários notaram é que canais pequenos passaram a receber “milhares de dólares” em Bits, a moeda virtual da Twitch, mesmo tendo poucos espectadores.

A denúncia, que foi compartilhada pelo site turco Haberler, estima que um total de US$ 9,8 milhões foi lavado nos últimos dois anos. Além disso, foi citado que 2.400 streamers turcos foram usados para esse fim.

O que acontecia era que os hackers roubaram ou obtiveram informações de cartões de crédito vindos de pessoas aleatórias. Eles então negociavam com os streamers para enviar grandes pagamentos em Bit.

Os streamers então devolviam 80% do dinheiro recebido em diferentes contas bancárias pertencentes aos hackers.

O problema parece ter sido ignorado pela plataforma, mesmo com vários streamers criando uma hashtag para chamar atenção para o problema. O caso ficou sem qualquer movimento da Twitch até que um dos grandes nomes da plataforma, chamado Grimnax, postou uma captura de tela do Discord oferecendo para ele a possibilidade de participar do esquema.

Agora, um outro grande streamer turco, chamado Jahrein, se reuniu com Gursel Tekin, um deputado de Istambul para que, juntos, possam apresentar uma moção ao Parlamento solicitando que o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros e outras instituições turcas possam examinar o problema.

Após a repercussão, a Twitch declarou que a empresa puniu 150 streamers turcos que estavam supostamente ligados à situação.

Os últimos meses têm sido particularmente difíceis para a Twitch, principalmente porque a plataforma foi alvo de uma onda de ataques de ódio direcionados a streamers específicos. Além disso, no início de outubro, um vazamento massivo de dados mostrou disparidades raciais entre os criadores que mais lucram com a plataforma.

Via: InputMag

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments