Imagem: divulgação

A perda não se compara às vidas tiradas na guerra; ainda assim, recentemente, em uma ofensiva russa à cidade de Mariupol, os ataques apagaram parte da história. O Club 8-bit, um museu de informática da Ucrânia, foi destruído.

“A guerra destruiu não apenas casas e tirou a vida de centenas de milhares de moradores de Mariupol, como também apaga a história e o patrimônio de diferentes esferas da vida”, diz o site do Club 8-bit.

No Facebook, o proprietário da coleção, Dmitry Cherepanov, disse que o Club 8-bit não existe mais. “Tudo o que resta do acervo que coleciono há 15 anos são apenas fragmentos de memórias na página do FB, site e rádio do museu”, lamentou o ucraniano.

Um museu em cinzas

A coleção do ucraniano inclui mais de 500 peças da história do computador – alguns itens são da década de 50. Cherepanov levou mais de uma década para coletar e restaurar muitos dos PCs em exibição.

Guerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadoresGuerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadoresGuerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadoresGuerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadoresGuerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadores

Em 2018, o Gizmodo visitou o Club 8-bit e classificou como “uma das maiores e mais legais coleções” de computadores da era soviética.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.