Imagem: GSC Game World

Arrependimento é ruim, mas arrepender-se duas vezes em 24 horas é, no mínimo, engraçado. Foi o que aconteceu com a desenvolvedora do S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl, a GSC Game World. A reclamação foi tanta na integração com NFTs que a empresa voltou atrás no plano original — duas vezes.

NFTs são tokens não-fungíveis, itens únicos digitais autenticados em blockchain que permitem ao seu proprietário a legítima posse do item e negociação em plataformas de criptomoedas.

A empresa, no entanto, não é a primeira a voltar atrás após anunciar interesse na tecnologia. Já se arrependeram, de um modo ou de outro, nomes como Discord e Ubisoft. A Steam, por sua vez, enfrenta reclamações por não incluir games com NFTs na sua plataforma e a EA diz que a tecnologia é importante, mas ainda não apresentou nenhum plano concreto.

Quatro passos em direção ao arrependimento com NFTs

Acompanhe a linha do tempo da novela do arrependimento da GSC:

  • 15/12/21 – A GSC Game World anuncia que o S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl teria NFTs integrados, à venda na plataforma DMarket.
  • 15/12/21 – No mesmo dia do lançamento, o CEO da GSC Game World falou ao WCCF Tech sobre a possibilidade da empresa arrepender-se com reclamações. Evgeniy Grygorovych disse: “É, há uma certa tensão com blockchain e NFTs pois muita coisa foi feita erroneamente [,mas] nós queremos ser os primeiros”.
  • 16/12/21 – Mais de 2,5 mil comentários no Reddit depois, a maioria reclamações, a GSC publica um longo tweet de desculpas e depois apaga. O texto, recuperado pelo Kotaku, dizia que tratava-se apenas de uma parceria com a DMarket e tentava minimizar a integração com NFTs. Foi o primeiro arrependimento.
  • 16/12/21 – Em novo comunicado via Twitter — dessa vez bastante resumido —, a GSC Game World afirma que, baseado no feedback que recebeu, decidiu cancelar tudo relacionado a NFTs no lançamento. Este foi o segundo, e (ao menos até o momento) definitivo arrependimento.

O anúncio da retirada definitiva já chega a 3,2 mil respostas no Twitter. Muitos que esperavam o game dizem que já estão decepcionados e não irão mais jogá-lo. Já quem curte NFTs acusa a empresa de ter uma estratégia ruim para o lançamento.

O capítulo final da novela está longe de acabar. O game está em pré-venda e tem data de lançamento prevista para 28 de abril de 2022 para PC e Xbox Series S|X.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.