Resgatar títulos antigos é um dos primeiros passos para eternizar games de outrora que chegaram ao fim. O grupo preservacionista de jogos Forest of Illusion é expert no assunto e a boa notícia é que a equipe conseguiu colocar as mãos em uma verdadeira relíquia do Nintendo DS: o eSMART 2.0.

O nome até pode parecer algum dispositivo inteligente dos dias atuais ou um jogo super estratégico de puzzle esquecido na história. Mas na verdade, o título é um antigo jogo de treinamento do McDonald’s — acredite se quiser — criado anos atrás para o Nintendo DS, que agora está disponível para download.

O jogo do McDonald’s para o Nintendo DS

O eSMART 2.0 fez parte de uma série de jogos educativos do portátil da Nintendo distribuídos em unidades do McDonald’s do Japão, em meados de 2010. Ele basicamente trazia minijogos e cenários interativos que ensinavam como preparar os lanches e as boas práticas adotadas pelos funcionários.

Um cartucho complementar conhecido como eCrew Development Program (eCDP), que era utilizado como treinamento para novas contratações da franquia de fast food, chegou a ser compartilhado em 2020. Ainda assim, o paradeiro do eSMART 2.0 seguiu como mistério por anos. Isso é, até agora.

Após diversos leilões frustrados e compradores que não queriam compartilhar o conteúdo do jogo, o grupo Forest of Illusion finalmente conseguiu adquirir uma cópia do título de Nintendo DS por uma “bagatela” de ¥ 300.000 (ou US$ 2.625, em conversão direta).

Eles então fizeram um backup de todos os dados do cartucho para garantir a preservação do game.

Embora seja um minigame simples usado para treinamentos — nada comparável a exemplares exclusivos de Super Mario, por exemplo —, o resgate do eSMART 2.0 significa mais uma das ações que mantêm vivas propriedades intelectuais gamer, principalmente ao apresentar as produções para gerações mais novas.

Por falar nisso, os interessados em relembrar a relíquia do Nintendo DS e talvez descobrir como deixar o McNuggets com aquela crostinha podem baixar o game educativo por meio deste link.

Via: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *