A partir desta terça-feira (8), o Grasshopper, um aplicativo gratuito do Google para o ensino de programação para iniciantes, já está disponível em português.

Indicado para quem está começando a desenvolver, o app traz jogos e lições interativas de JavaScript – linguagem usada por mais de 70% dos programadores.

Segundo o Google, o Grasshopper pretende eliminar os obstáculos que limitam o acesso à educação e levar jovens e adultos a darem os primeiros passos no mundo da programação.

Grasshopper: app gratuito do Google para programação está disponível em português

Grasshopper agora está disponível em português – Imagem: reprodução

“Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, diz Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

Grasshopper, programação para iniciantes

O diferencial do app Grasshopper está na sua metodologia interativa. O aplicativo traz quebra-cabeças visuais que instigam os usuários a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. A ferramenta permite aprender técnicas como: criar animações ou resolver problemas utilizando códigos, ou ainda construir um site com HTML e CSS.

Grasshopper: app gratuito do Google para programação está disponível em português

Um “idioma” essencial

Até 2030, segundo um levantamento da McKinsey, o Brasil vai precisar de um milhão de profissionais da área de desenvolvimento. O setor, já aquecido, é ainda mais promissor para o futuro próximo.

Não é por acaso que cada vez mais pessoas migram para a carreira de programador. De acordo com um estudo do Google em parceria com a consultoria Bain & Company, hoje, no Brasil, 30% dos desenvolvedores vieram de outras atividades – destes, 80% apontam melhoria na qualidade de vida e perspectiva de crescimento.

Desde o lançamento do app, em 2018, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar no Grasshopper. O aplicativo em português está disponível para Android e PC.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *