Imagem: Shutterstock

Na semana passada, um levantamento divulgado pelo canal GPU HardwareUnboxed reforçou as quedas nos preços de GPUs de AMD e Nvidia. A boa notícia é que um novo relatório do 3DCenter agora aponta que as placas de ambas as marcas atingiram o menor preço desde o fim de 2020.

É certo que o estudo abrange apenas as GPUs mais atuais, como as linhas RTX série 30 da Nvidia ou Radeon RX 6000 da AMD. Ainda assim, o gráfico revela uma queda interessante nos últimos três meses e, agora, as placas estão “apenas” 25% mais caras que os preços de varejo sugeridos.

Gráfico de preços de GPUs

Imagem: Divulgação/3DCenter

Infelizmente, o monitoramento de preços feito pelo 3DCenter se concentra em análises dos mercados de Alemanha e Áustria. Mas a tendência é que quedas similares sejam vistas em outros países regiões. E o melhor de tudo: um cenário ainda mais favorável pode estar prestes a chegar.

GPUs ainda mais baratas em maio?

Calma que você não leu errado. Apesar de determinadas GPUs — e somente de algumas regiões — estarem com preços mais baixos vistos nos últimos 15 meses, é possível que a situação pode ficar ainda melhor em maio. Pelo menos é o que sugere Tyler Davies, da varejista Box.co.uk.

“Espero que os preços das GPUs se realinhem com o que o mercado estava acostumado, dado que o boom do mercado está chegando ao fim. Até o final de abril ou início de maio, devemos começar a ver as coisas voltarem a preços mais atraente”, revelou o executivo.

Muita coisa pode frear as recentes baixas — como o aumento de preço dos chips da TSMC ou uma nova alta das criptomoedas, por exemplo —, mas ver uma queda mensal de dois dígitos nos preços das placas de vídeo é realmente animador, ainda mais diante da escassez global de componentes.

Resta saber quando esse cenário mais favorável chegará ao Brasil.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.