Ok, Google: você tem uma explicação para dar.

A empresa prometeu reembolsar clientes do Stadia que tivessem assinado o serviço, mas o anúncio da morte da sua plataforma de cloud gaming pegou outro público de surpresa: os gamedevs que estavam desenvolvendo novos produtos para ele.

Segundo diversas publicações internacionais, o Google não notificou nenhum desenvolvedor que, para todos os efeitos, estavam justamente criando novos jogos para o Stadia quando Phil Harrison, vice presidente da divisão de gaming da empresa de Mountain View, anunciou o término da plataforma.

Imagem mostra Phil Harrison, executivo primário do Google Stadia, durante o lançamento da plataforma de cloud gaming do Google

Phil Harrison, o homem forte do Stadia (Imagem: Google/Reprodução)

A estratégia do Google, segundo essas publicações, teve o intuito de evitar vazamentos na imprensa. O problema é que isso gera uma outra dor de cabeça: segundo a Forbes, vários dos desenvolvedores são independentes, e não têm recursos financeiros necessários para lançar em outras plataformas os projetos nos quais vinham trabalhando para o Stadia.

Pior – alguns desses profissionais tinham jogos para lançar ainda em outubro e novembro, conforme testemunhos coletados pelo Eurogamer:

Outros já partiram para as finanças, antecipando um cenário onde o Google não pagará a remuneração que lhes é devida pelo esforço até aqui:

Brandon Sheffield, diretor do estúdio independente Necrosoft Games, ainda criticou o tom de comédia que a situação parece ter tomado:

“Eu sei que todo mundo está tirando um enorme sarro disso, mas o Stadia trazia a melhor remuneração de desenvolvedor de todos os serviços de streaming, e lançar nosso jogo Hyper Gunsport nele ia compensar nossos custos. Estávamos prestes a lançar em novembro e agora estamos em uma situação bem mais complicada.”

Paralelamente, usuários de Cyberpunk 2077 estão cobrando o Google para que a empresa crie alguma forma de transferir seus arquivos de salvamento para outras plataformas, enquanto a Ubisoft – uma das maiores parceiras do Stadia bem como uma de suas maiores financiadoras – prometeu compartilhar em alguns dias planos para transferir as compras de seus jogos no Stadia para outros serviços no PC. A publisher francesa, no entanto, não disse como pretende fazer isso ainda.

A Rockstar Games não se manifestou, mas falamos aqui sobre um jogador que pode perder cerca de seis mil horas de Red Dead Redemption 2 gravadas em seu progresso na plataforma do Google.

A trilha de vida do Stadia não foi nada se não turbulenta: a saída de Jade Raymond – possivelmente a maior contratação da divisão junto de Phil Harrison, começou uma série de complicações que o Google não conseguiu contornar. Relatos reproduzidos pelo TecMasters revelaram ainda que empresas apoiadoras estavam recebendo, literalmente, milhões de dólares para criarem versões de jogos já lançados. Isso, por jogo, não como um projeto de larga escala, mas literalmente por cada produto.

Isso, para grandes nomes da indústria. Mas os desenvolvedores menores e os independentes – que viram no projeto do Google uma possibilidade de maiores ganhos – acabaram a ver navios ao serem avisados pela imprensa sobre a morte do serviço, que Harrison confirmou em 29 de setembro:

“Ainda que a abordagem do Stadia para fazer o streaming de jogos para consumidores tivesse sido construída sobre uma sólida fundação tecnológica, o serviço não ganhou a tração junto aos usuários que nós esperávamos, então tomamos a difícil decisã de começar a reduzir o serviço.”

Harrison ainda confirmou que a combalida plataforma estará disponível até 18 de janeiro de 2023, quando terá sua última tomada puxada da parede, por assim dizer.

O Google não se manifestou quanto às reclamações posicionadas pelos desenvolvedores.

via Forbes | Eurogamer | Techspot

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