Um tribunal de Moscou multou o Google em US$ 98 milhões nesta sexta-feira (24). A gigante das buscas é acusada de repetir uma falha na exclusão de conteúdo considerado ilegal na Rússia.

O Google disse que vai avaliar a decisão do tribunal antes de tomar qualquer medida.

Google

Imagem: Greg Bulla / Unsplash

Pressão russa nas big techs

Ao longo deste ano, a Rússia impôs pequenas multas a empresas de tecnologia estrangeiras. O valor aplicado ao Google desta vez é a primeira vez que as autoridades cobraram uma porcentagem do faturamento anual de uma empresa – o que transformou o valor em uma multa milionária.

A Rússia ordenou que as empresas excluam publicações que promovam o uso de drogas e passatempos perigosos, informações sobre armas e explosivos caseiros, bem como postagens de grupos que o país designa como “extremistas ou terroristas”.

Além das multas, as autoridades russas exigiram que 13 empresas de tecnologia estrangeiras, entre elas o próprio o Google e a Meta (ex-Facebook), sejam instaladas em solo russo até 1º de janeiro. Se não cumprirem a ordem, estão sujeitas a enfrentar possíveis restrições ou proibições definitivas no país.

Fonte: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *