Agora o Google tem novas opções para aceitar ou rejeitar todos os cookies na Europa, após ter sido multado por violação às leis de proteção de dados europeias.

As caixas de diálogo, que perguntam ao usuário quais informações deseja ceder, foram modificadas por violarem as legislações de dados que foram formuladas a partir da GDPR (General Data Protection Regulation), a regra europeia.

A agência nacional de proteção de dados da França, CNIL, multou a empresa em €150 milhões por trazer linguagem confusa em seus anúncios de cookies este ano. Antes, o buscador permitia que os usuários aceitassem todos os cookies com um só clique, mas forçava passar por vários menus para rejeitar todos. Essa diferença era contra a lei e direcionava os usuários a aceitarem tudo com proveito dos anunciantes da empresa, afirmou a organização do governo francês.

Google apresenta agora opção para rejeitar cookies

Para solucionar isto, as novas caixas de diálogo da empresa dão instruções mais claras, “rejeitar tudo”, “aceitar tudo” ou “mais opções” (para que o usuário tenha maior controle). O novo menu aparecerá na busca e no YouTube para usuários não-logados.

O Google anunciou as mudanças e promete estender as opções para usuários do Reino Unido, Suíça e resto da Europa. O uso de cookies é um problema para muitos usuários. Sem saber exatamente quais são ou que significam, a maioria opta por aceitá-los mesmo sem querer, de acordo com pesquisa do European Center for Digital Rights citada no The Verge.

Mudança no gerenciamento de cookies do Google apresentará rejeitar todos

Mudança no gerenciamento de cookies do Google apresentará rejeitar todos ou reject all – (Imagem: European Center for Digital Rights)

Google já era alvo de ação judicial por cookies na Alemanha

O uso de banners de cookies do Google é alvo de uma queixa legal na Alemanha registrada no início de abril. O escritório do consumidor, autor da ação, argumenta que eles foram projetados de forma a violar as regras de proteção de dados.

De acordo com o escritório do consumidor de North Rhine-Westphalia, o fato de rejeitar cookies, que coletam dados de navegação sobre os usuários para direcionar anúncios, requerer mais passos que consenti-los em sites do mecanismo de busca do Google é uma violação da lei europeia e nacional.

Em resposta à queixa, um porta-voz do Google afirmou que a empresa faria mudanças com respeito ao banner de consentimento de práticas de cookies em toda a Europa, incluindo a Alemanha, para cumprir com as orientações dos reguladores.

Multa antitruste ao Google é mantida por tribunal francês

Uma multa de € 150 milhões (US$ 165 milhões) aplicado ao Google em 2019 por reguladores antitruste, por abuso de poder sobre o tratamento de anunciantes, foi mantida por um tribunal de apelação francês, segundo um porta-voz do companhia estadunidense no início de abril.

À época, os reguladores argumentaram que a empresa havia aplicado regras opacas de publicidade e as modificou de acordo com a vontade da companhia.

Além desta, duas ordens que acompanhavam a multa dos mesmos reguladores foram anuladas, segundo o buscador. A primeira delas revogava uma obrigação de colocar em vigor uma ferramenta que permitisse aos consumidores franceses apresentar reclamações. Enquanto que a segunda ordenava a empresa emitir um relatório anual detalhado de número de sites cujas contas no Google Ads foram suspensas por violação das regras e a natureza dessas que foram violadas.

Um porta-voz do Google afirmou que a empresa, ao seguir a decisão original (da autoridade de concorrência francesa), já fez “algumas mudanças para tornar estas políticas ainda mais claras” e que será considerado, baseado na decisão do tribunal, os próximos passos.

O Google Ads é um dos produtos da companhia direcionado a anunciantes que desejam aparecer na seção patrocinada dos resultados de pesquisa.

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