O Google anunciou a chegada da função de transcrição automática de videochamadas para o Meet, seu app para reuniões virtuais que se popularizou durante o auge da pandemia da COVID-19. A novidade, no entanto, só passa a valer para o idioma inglês, com suporte ao francês, espanhol, alemão e o nosso português somente em 2023.

Embora o mesmo recurso já exista em aplicações concorrentes – como o Teams, da Microsoft; e o Zoom -, a novidade também deve ser bem recebida por usuários do Meet, embora o Google a tenha implementado de forma relativamente básica: a transcrição de uma chamada será oferecida aos usuários via Google Docs – o que pode lotar seu drive virtual de arquivos.

Segundo o Google, no entanto, é desejo da empresa oferecer recursos adicionais para a função em um futuro próximo, como análises de dados com base nos arquivos salvos no Docs para melhorias de desempenho. A empresa, no entanto, não informou quais os possíveis recursos nem tampouco quando pretende implementá-los.

Ah, e o Meet agora conta com o modo Companion – que permite a participação remota sem o uso de câmera ou microfone (como observadores externos) – agora também tem suporte para os smartphones. E câmeras mais avançadas, como as da Logitech, agora podem fazer a centralização automática de seus usuários pelo Meet. O Google demonstrou esta última novidade no vídeo acima.

Considerando a ampla experiência que o Google tem no campo de voz-sobre-texto – o Google Assistente sendo o maior exemplo disso – a demora para que uma função tão simples chegue ao Meet causa certa estranheza. Ainda assim, é certamente uma vantagem mais interessante do que usar uma aplicação de terceiros para fazer isso – o que era algo obrigatório neste caso.

Em outras searas, o Google Chat – o “Slack, só que do Google” – também vai ganhar alguns recursos novos: emojis customizados e função de transmissão de uma via para que gestores transmitam comunicados à toda a equipe mais facilmente. 

via Google

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments