Nesta quarta-feira (12), a Google Meet recebeu uma atualização que traz a tradução de legendas em tempo real para o serviço. O recurso é uma melhoria para a ferramenta de legendas do serviço, liberado como beta ainda em 2021.

O português está entre os quatro idiomas inicialmente disponíveis ao lado de alemão, espanhol e francês. A implementação, no entanto, ainda está limitada para reuniões traduzidas apenas quando o idioma original da transmissão está em inglês.

Com o recurso, o Google espera que as videochamadas feitas pelo Meet possam ser “mais inclusivas e colaborativas, removendo as barreiras de proficiência no idioma“, disse a empresa, em um post de blog.

A companhia também acredita que a ferramenta possa ser “particularmente útil para reuniões gerais ou reuniões de treinamento com equipes distribuídas globalmente”.

Ainda segundo a empresa, a tradução simultânea está disponível para o serviço de videochamadas tanto no acesso via web quanto via mobile.

 

Como ativar o recurso de tradução de legendas no Google Meet

A atualização para o Meet ainda não está disponível para todos os usuários, sendo limitado aos clientes dos produtos: Workspace Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Teaching and Learning e Google Workspace for Education Plus.

Ela não está disponível para reuniões organizadas via Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Enterprise Essentials, Google Workspace for Education Fundamentals, Google Workspace for Education Standard, Frontline e Organizações sem fins lucrativos (Google Workspace for Nonprofits), bem como clientes do G Suite Basic e Business.

Usuários do Google Workspace ou de contas do Google pessoais também não são elegíveis para receber a atualização no momento.

Se você é um dos usuários que recebeu o update de tradução simultânea de legendas, o recurso poderá ser ativado na web acessando seguinte caminho:

 

Imagem mostra o passo a passo para ativar o recurso de tradução simultânea para legendas do Google Meet: em uma reunião, vá nos três pontinhos, selecione Configurações e depois, Legendas. Escolha o idioma inglês e na opção Legendas traduzidas, escolha um dos quatro idiomas disponíveis sendo eles alemão, espanhol, francês e português

Imagem: reprodução/Google

Para não confundir

Se você é usuário do Gmail, por exemplo, a opção atualmente disponível é apenas a de legendas. Ela é diferente da tradução, embora o caminho para acessar e habilitar o recurso seja bastante similar — o que pode ser confuso.

Isso significa que, atualmente, qualquer usuário do Google pode ativar a legendagem de um dos quatro idiomas disponíveis (alemão, espanhol do México, francês e português do Brasil), mas o serviço só vai conseguir identificar a fala do idioma selecionado.

Ao escolher a legenda em francês, por exemplo, em uma reunião onde o locutor estiver falando em português, nada vai acontecer.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *