Em breve, a ferramenta de busca visual Google Lens será atualizada com novos recursos de linguagem com tecnologia de inteligência artificial (IA). Como resultado, os usuários podem esperar por buscas ainda mais refinadas ao utilizar recursos de texto com o app da big tech.

O update promete expandir os mecanismos de busca. Se um usuário usar o Google Lens para detectar uma camisa florida qualquer, por exemplo, ele poderá digitar “meias com a mesma estampa” para pesquisar outros produtos. Ou seja, a busca não se limitará a resultados da mesma mercadoria (no caso, camisetas).

Google Lens permitirá pesquisas de imagens e palavras combinadas

Em outro exemplo fornecido pela big tech, o usuário poderá tirar a foto da parte traseira de uma bicicleta e digitar “como consertar isso”. Não será preciso nem ao menos saber o nome da peça, já que a linguagem de IA vai combinar o texto com a imagem captada para exibir os resultados.

Google Lens permitirá pesquisas de imagens e palavras combinadas

Além disso, a companhia vai lançar uma nova opção para o Lens no app do Google em dispositivos iOS que permitirá ao usuário pesquisar quaisquer imagens exibidas durante uma pesquisa na web. Isso será limitado aos Estados Unidos e estará disponível “em breve”.

Também “em breve”, mas com distribuição global, um recurso semelhante será lançado para o navegador Chrome em desktops. O usuário poderá selecionar qualquer imagem ou vídeo ao navegar pela web e encontrar resultados sem a necessidade de sair da guia.

Google Lens em pauta

Embora as novidades estejam focadas em melhorias de linguagem baseadas em IA, elas indicam que a big tech não perdeu o interesse no Google Lens e acredita que a ferramenta pode ser tornar cada vez mais útil para seus usuários.

Vale lembrar que o Snapchat recentemente anunciou seu próprio recurso de digitalização — bem similar à ferramenta do Google, por sinal. E com os concorrentes “na cola”, aprimorar suas ferramentas torna-se algo essencial para manter-se vivo no mercado.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments