Mesmo nas lojas oficiais de aplicativos de Google e Apple, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher quais programas baixar. Prova disso é que, nesta semana, nove apps foram removidos da Google Play após roubarem dados de milhões de usuários.

Esses softwares até faziam o que prometiam, mas não antes de ganhar acesso completo às suas credenciais junto ao Facebook.

Vacilo da Google?

Entre os aplicativos flagrados pela Gigante das Buscas estão serviços de limpeza de sistema, processamento de fotos, horóscopo e – acredite se quiser – segurança do celular. Somados, esses programas foram baixados mais de 5,8 milhões de vezes na Google Play.

screenshot static.techspot.com 2021.07.06 09 31 52

Reprodução: TechSpot

Todos eles operavam da mesma forma: pedindo que o usuário logasse com sua conta do Facebook para eliminar a exibição de anúncios dentro do software – um preço supostamente baixo para melhorar a sua experiência de uso.

O problema é que, além de exibir a tela real de login da rede social, os apps também utilizavam um JavaScript que interceptava as informações e login e senha antes de elas serem enviadas para o formulário correto do Facebook.

Alguns dos programas também traziam malwares dentro de si, o que agrava ainda mais o fato de eles estarem disponíveis por tanto tempo na plataforma oficial da Google.

Fonte: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *