O novo sistema operacional da Google mal chegou aos smartphones da linha Pixel 6 e já pode ganhar uma versão atualizada. Nesta quarta (27), a Gigante das Buscas anunciou o Android 12L, uma plataforma mobile voltada para os celulares dobráveis.

Apresentando o Android 12L

O anúncio chega junto de uma build de preview que já está sendo disponibilizada aos desenvolvedores. A ideia é que eles já possam experimentar a novidade e testar como seus apps se saem em aparelhos com telas que abrem e fecham vertical ou horizontalmente.

A notícia é ótima em diversos sentidos: primeiro, para empresas como a Samsung, que apostam há algum tempo no formato de telas dobráveis ou expansíveis; depois, para os devs, que podem otimizar a experiência com seus aplicativos; e, por fim, para os consumidores, que passam a ter um sistema adequado às suas necessidades.

ezgif.com gif maker

De acordo com uma postagem no blog da Google, a ideia é que o Android 12L possa aprimorar os recursos multitarefa do Android em celulares com o Galaxy Z Flip3 ou Fold3, adicionando até mesmo o recurso de dividir o display para diferentes aplicativos.

A empresa de Mountain View diz ainda que o novo sistema vai contar com um modo de compatibilidade para evitar que os apps sejam “esticados” ou tenham seu layout quebrado ao serem maximizados na tela.

Se o software detectar que isso pode ocorrer, ele vai automaticamente abrir o programa em somente um dos lados do painel, como se estivesse em um aparelho convencional.

Cronograma e expectativas

Segundo a própria Google, o mercado pode esperar a chegada da versão final do Android 12L em algum ponto do início de 2022. A informação é corroborada por um cronograma de releases do sistema, que inclui uma prévia agora em outubro, um Beta em dezembro e uma build final depois de fevereiro.

12l timeline

Reprodução: Google

Além de mostrar um empenho da Gigante das Buscas em adotar em sua plataforma o novo formato de smartphones capitaneado por parceiros, o anúncio também pode revelar futuros lançamentos da empresa.

Rumores indicam que a companhia prepara, ela mesma, um modelo dobrável dos celulares Pixel. Faria muito sentido que esse novo dispositivo fosse lançado ou chegasse junto do Android 12L, não é?

Fonte: ZDNet

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *