Um satélite da Nasa pode ter capturado uma das sequências de imagens mais épicas da história da exploração espacial humana: a passagem da Lua pela frente da Terra de um ângulo mais do que privilegiado.

Lua dando um rolê na Terra

As fotos que compõem um GIF animado hipnotizante não são exatamente novas, tendo sido capturadas pelo satélite Deep Space Climate Observatory (Dscovr) em 2015. Nem mesmo por isso elas deixam de ser impressionantes.

Primeiro, porque o Dscovr só consegue ter essa visão duas vezes ao ano, quando está no ponto exato para observar nosso satélite natural passando por cima do Oceano Pacífico. Depois, porque a sequência é feita de um ângulo com o qual não estamos tão familiarizados, fotografando a Terra de longe e revelando o tal “lado oculto” da Lua.

Lua e Terra

Imagem: Nasa

Outro ponto interessante é que o GIF passa uma sensação de estranheza, como se fosse uma montagem e não imagens reais captadas do espaço. A escala e a proximidade visual entre os dois astros também parece errada, ainda mais quando se sabe que a Lua tem cerca de 27% do diâmetro do nosso planeta e está a mais de 384.400 km de distância de nós.

Calma, tudo isso pode ser explicado pela Ciência. Para começar, a câmera instalada no Dscovr tem apenas 4 megapixels e faz diversos registros simultâneos para capturar diferentes espectros de luz – incluindo ultravioleta e infravermelho próximo.

Junte a isso o fato de que a gravação desse passeio lunar levou um total de quase 5 horas – com a Terra e o próprio satélite da Nasa se movendo nesse meio tempo – e você tem em mãos um trabalho árduo de juntar canais de cores e fotografias diferentes para criar imagens únicas que, combinadas e ajustadas, formam o GIF.

Por fim, o “achatamento” da animação se dá pela distância do Dscovr, que orbita o planeta a 1,6 milhão de quilômetros daqui, e pelo tipo de lente utilizada em sua câmera, batizada de Earth Polychromatic Imaging Camera (Epic). Assim, o resultado de tudo isso só poderia ser mesmo um pouco estranho, mas muito épico.

Via: My Modern Met

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments