Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para a troca de mensagens no mundo, mas muita gente sente falta de alguns recursos. Assim, versões alternativas, como o GB WhatsApp, acabam fazendo bastante sucesso.

Já a grande verdade é que, apesar de trazer novos recursos, estas versões alternativas também podem apresentar riscos e dar problemas aos usuários. A seguir, entenda o que faz tão popular o GB WhatsApp e quais riscos o mesmo traz!

As vantagens do GB WhatsApp

O maior destaque do GB WhatsApp em comparação ao WhatsApp tradicional fica na questão da quantidade de recursos. Inclusive, vale notar, alguns deles são até mesmo controversos, como esconder os tiques azuis de apenas um contato para ele não saber que você leu suas mensagens ou encaminhar mensagens escondendo o “autor original”.

Abaixo, veja os principais recursos que são considerados os destaques do GB WhatsApp e que não estão disponíveis no WhatsApp oficial:

  • Suporte a temas criados por usuários;
  • Vídeos podem ser enviados com tamanho de até 50 MB e duração de até 7 minutos;
  • Áudios podem ser enviados com tamanho de até 100 MB;
  • Status, imagens e vídeos do Status podem ser copiados;
  • Esconder notificação de leitura de contatos específicos;
  • Esconder status “Online” ;
  • Emojis personalizados;
  • Senhas personalizáveis para diferentes atividades no app;
  • Envio de até 10 imagens simultaneamente;
  • Resposta automática igual a do WhatsApp Business para contas convencionais;
  • Agendamento de mensagens.

GB WhatsApp não está na Google Play

Por questões de direitos autorais, licenças e outras questões mais técnicas, a Google Play não permite que um aplicativo modificado entre na loja. Assim, por se tratar de uma modificação não oficial ou autorizada, o GB WhatsApp não está disponível na Google Play, lembrando que o app também não possui uma versão para iOS (sistema do iPhone).

Já devido a não estar na Google Play, que possui um processo de aprovação de aplicativos, pouco se sabe como as informações são tratadas, de fato, no GB WhatsApp. Não somente isso, a instalação do aplicativo também se dá por meio de um APK, que pode ser modificado mais facilmente e conter algum código malicioso.

Inclusive, ainda na questão da instalação, apesar de ser uma prática relativamente comum, o usuário tem que abrir um pouco de mão de sua segurança ao permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Assim, apesar do desenvolvedor do aplicativo afirmar que o mesmo não é seguro por conta dos banimentos, não se sabe se esse é realmente o único risco, uma vez que não há conhecimento de como as conversas estão sendo tratadas. Então, isso, é claro, abre  o questionamento se os dados que estão ali não passam por outros servidores ou que cheguem a grupos com atividades maliciosas.

Banimento no WhatsApp

Por sua vez, outro grande problema que pode vir por conta do uso do GB WhatsApp é o banimento no “WhatsApp Original”. Ao menos desde 2018, quando versões modificadas do mensageiro começaram a ficar populares, o WhatsApp tem tentado inibir o seu uso ao banir as contas dos usuários que fazem uso dos mesmos.

Quando isso acontece, ao abrir o mensageiro, os usuários recebem a mensagem de que sua conta foi banida. Esse banimento pode ser tanto temporário quanto definitivo, sendo que no caso da primeira opção, o próprio WhatsApp, na maioria das vezes, mostra o tempo que falta para a conta voltar a poder ser utilizada.

Caso acredite que tenha sido banido por engano pelo WhatsApp, a remoção da punição é até uma possibilidade, mas será necessário mandar um e-mail para o time oficial do mensageiro para que a situação seja analisada. Mais informações referentes ao assunto podem ser vistas nesta página.

Existem outros apps similares ao GB WhatsApp

Apesar da matéria ter como foco o GB WhatsApp, vale lembrar que outras versões modificadas do WhatsApp também podem causar banimentos no mensageiro. As modificações mais conhecidas são:

  • FM WhatsApp
  • YO WhatsApp
  • OG WhatsApp
  • WhatsApp Plus
  • New WhatsApp Plus
  • WhatsApp Aero

Conclusão

Apesar de ser tentador ter acesso a diversas funções que podem ser bem úteis ou benéficas, a verdade é que o usuário que utiliza uma versão modificada do WhatsApp está sujeito a diversos riscos, sendo que o principal deles é o banimento. Não apenas isso, vale lembrar que algumas destas funções podem ser replicadas de forma diferente, como a de ter duas contas em um mesmo aparelho, ou seja, o caminho mais fácil que seria instalar uma versão destas pode não ser o melhor.

Portanto, antes de usar qualquer versão não oficial do mensageiro, pondere bem se os riscos não são maiores que os benefícios. E, não deixe de conferir as dicas e tutoriais do TecMasters, que podem ajudar você a fazer o que precisa de forma segura.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.