Imagem: reprodução/Game Boy Camera Gallery

Conheça a Game Boy Camera Gallery, uma galeria virtual que só pode ser visitada em um Game Boy. A galeria foi idealizada por Catherine Graffam, uma artista e professora dos Estados Unidos que realizou a curadoria de fotos expostas no espaço virtual.

E não, isso não tem nada a ver com NFTs: as imagens expostas no espaço virtual foram, de fato, tiradas por diversos fotógrafos que utilizaram uma Game Boy Camera para realizar as capturas.

“A galeria recontextualiza a câmera Game Boy, de um periférico peculiar para um meio de arte único por direito próprio”, descreve Catherine, no site do projeto.

A arte vintage da Game Boy Camera Gallery

A Game Boy Camera é, como o nome já deixa claro, uma câmera que foi originalmente lançada em 1998 pela Nintendo para mercados selecionados (Europa, Estados Unidos e Japão).

O periférico, como mostra a imagem, é um tipo de câmera acoplada a um cartucho que, ao ser conectado no Game Boy, permitia aos jogadores tirar fotos pixelizadas e com uma paleta monocromática característica dos jogos do console à época.

 

Gameboycamera

Imagem: weakmassive/CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

À VICE, a artista relata que “a Game Boy Camera tem uma estética icônica que é inigualável por qualquer outra câmera da época e, na verdade, possui alguns recursos incrivelmente poderosos embutidos nela, mas não foi realmente vista como uma ferramenta legítima de criação de arte”.

Catherine complementa que “todas as peças foram selecionadas a partir de envios para o jogo no incrível Discord do Game Boy Camera Club, que está cheio de incríveis pioneiros dos mods e ferramentas malucas para o Game Boy Camera”.

A ROM do jogo que permite o acesso à galeria no Game Boy está disponível em um hotsite dedicado ao projeto — e o valor cobrado para o “ingresso” é simbólico. Ou seja, quem baixar pode fazer (ou não) uma doação no valor que achar justo para os desenvolvedores por trás do projeto.

Vale ressaltar que o jogo ainda está em desenvolvimento e o acesso virtual é uma espécie de demo. “A Game Boy Camera Gallery permitirá às pessoas verem uma coleção inteira de fotos da Game Boy Camera, em games boys reais, com cartuchos do jogo disponíveis quando for finalizado”, aponta.

A previsão de lançamento oficial acontecerá em algum momento em março deste ano e a ideia é que ele rode no Game Boy original e também nas versõesColor e Advance.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.