O Game Boy Advance foi lançado em 2001 e chamou a atenção por ser um portátil poderoso para sua época, chegando até mesmo a receber ports de jogos do Super Nintendo. Agora, um programador achou um novo uso bem interessante para este clássico portátil.

Assim, com a ajuda de um Raspberry Pi apenas para enviar dados para o portátil, o usuário Rodrigo Afonso mostra como o Game Boy Advance pode rodar jogos via streaming, que o mesmo nunca poderia rodar apenas com o seu poder de processamento.

Como é possível conferir no vídeo acima, o desenvolvedor exibe um jogo do Crash Bandicoot do PlayStation sendo executado no console da Nintendo praticamente sem lentidão ou lag. A tela do portátil, é claro, é um pouco limitada na qualidade e o jogo tem “poucos comandos”, o que o torna uma boa escolha pelo fato do GBA só ter 4 botões e um direcional digital.

Além de usar o Game Boy Advance apenas para jogoar, o desenvolvedor do projeto também mostra em seu canal do YouTube que o portátil é capaz até mesmo de executar filmes.

Por não contar com nenhum sistema para se conectar a redes Wi-Fi, o programador precisou fazer uma adaptação no “cabo link” para a comunicação, que foi soldado aos pinos do Raspberry Pi.

Projeto com Game Boy Advance está disponível no Github

Outro ponto que chama a atenção no GBA Remote Play, nome deste projeto, é que o mesmo não requer nem mesmo um flashcart para funcionar, já que tudo é feito diretamente entre o Game Boy Advance e o Raspberry. Já para deixar alguns jogos mais bonitos na tela de 120 x 80 pixels, o desenvolvedor disponibilizou até mesmo um filtro de scanlines.

Todos os detalhes para fazer o projeto GBA Remote Play por conta própria podem ser conferidos nesta página do Github. Assim como o texto explica, vale notar, o processo é um tanto complicado já que necessita até mesmo de conhecimentos de eletrônica para fazer as soldas corretamente.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments