Imagem: TecMasters

Na semana passada, a Samsung anunciou a chegada oficial do Galaxy S21 FE 5G ao Brasil. O aparelho surge como uma versão “mais simples”, que é destinada aos fãs do Galaxy S20 e traz algumas pequenas diferenças.

O TecMasters recebeu uma unidade do Galaxy S21 FE 5G para testes e após passar praticamente uma semana com o aparelho, conta o que achou dele nesta análise. Confira!

Design e acabamento

O Galaxy S21 FE 5G pesa 177 g e se assemelha bastante ao Galaxy S21 e S21+ devido a posição da câmera e tamanho do display principal. Apesar disso, diferentemente dos últimos aparelhos mencionados, o Galaxy S21 FE usa o material policarbonato para a sua parte traseira, ou seja, seu acabamento principal não é de vidro.

Galaxy S21 FE - acabamento

Imagem: TecMasters

O TecMasters recebeu o aparelho na cor branca e, pessoalmente, o fato do celular não ter o acabamento da sua parte traseira em vidro não me desapontou nem um pouco. Além do celular ser bem bonito e leve, o material usado aparenta ser menos suscetível a riscos e também não suja tão facilmente.

Galaxy S21 FE - câmeras traseiras

Imagem: TecMasters

As câmeras traseiras, que podem ser vistas na imagem acima, apresentam uma pequena “saliência”, mas que não deixa o celular “tremer” tanto ao ficar em cima de alguma superfície, como uma mesa. O Galaxy S21 FE ainda conta com a certificação IP68, que o torna resistente à água e à sujeira.

Na parte de baixo do celular está localizada a sua porta USB C junto a sua única saída de áudio, que é estéreo. Assim, ao seguir o mesmo exemplo dos outros aparelhos premium da marca, o S21 FE não traz uma entrada para fones de ouvido.

Tela e som

O Galaxy S21 FE traz uma tela Dynamic Amoled 2X de 6,4 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e resolução de 2.400 x 1.800 pixels. Além de mostrar animações fluídas com a taxa de atualização no máximo, as cores das imagens vistas no celular são bem vivas e o seu nível de brilho é excelente, fazendo com que tudo possa ser visto sem problemas mesmo em ambientes bem claros.

Galaxy S21 FE - Tela

Imagem: TecMasters

O display do aparelho, também vale notar, vem com suporte ao HDR10+, que ajuda bastante a melhorar a qualidade de conteúdos assistidos por serviços de streaming. Em relação a taxa de atualização, o seu único contra fica pelo fato da mesma não ser adaptável. Os usuários precisam optar por usar a tela com a taxa de 60 Hz ou 120 Hz, o que pode fazer com que a bateria do aparelho acabe mais rapidamente.

Assim foi dito anteriormente, o Galaxy S21 FE tem apenas uma saída de áudio estéreo, que fica localizada em sua parte inferior. De forma geral, o aparelho chega a surpreender com um som alto, que não estoura, e é agradável escutar música ou até mesmo ver séries com o aparelho em ambientes mais calmos e fechados.

Desempenho

Em sua versão brasileira, o Galaxy S21 FE 5G vem com o processador Exynos 2100, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento. Para um uso mais comum, o celular traz uma ótima performance na hora de rodar aplicativos, mesmo os mais pesados, sem qualquer tipo de lentidão.

Já quando o assunto é jogos, o aparelho até oferece uma boa performance, mas falha em alguns casos. No Wild Rift, por exemplo, a opção de 120 FPS não estava habilitada (algo que pode depender da Riot Games), mas o jogo rodou com todas as configurações gráficas no máximo sempre perto dos 60 FPS, entretanto, um travamento rápido ou outro, de questões de segundos, foram vistos.

Galaxy S21 FE - Wild Rift

Imagem: TecMasters

No PUBG, o celular também apresentou uma boa performance sem travamentos aparentes. As configurações gráficas do jogo ficaram no nível alto. Em outro título mais leve, o Otherworld Legends, o celular se comportou bem e também não apresentou problemas.

Galaxy S21 FE - PUBG

Imagem: TecMasters

Já no Genshin Impact, um título conhecido por ser bem pesado, o desempenho ficou abaixo do esperado. Com as configurações gráficas no “médio”, o jogo apresentou muitos travamentos e chegava até mesmo a ficar quase “injogável” em algumas áreas. Já com as configurações gráficas no nível “baixo”, o título ficou bem mais jogável, mas um stuttering ou outro ainda podia ser notado.

Galaxy S21 FE - Genshin Impact.jpg

Imagem: TecMasters

De forma geral, o Galaxy S21 FE 5G consegue apresentar um bom desempenho para um uso mais normal, que seria com aplicativos padrões. Já no caso de jogos mais pesados, infelizmente, a performance do celular deixa a desejar.

Durante os meus testes, inclusive, vale notar, em alguns momentos de jogatina o aparelho chegou a esquentar bastante, mas não a ponto de ficar incômodo segurá-lo. Por conhecer o processador utilizado no celular, eu acredito que a Samsung consiga melhorar o seu desempenho para jogos com atualizações de software.

Apesar disso, apenas para efeitos de comparação, aparelhos premium até mesmo de 2019 já vinham com 8 GB de memória. Assim, eu considero que o Galaxy S21 FE, por conta de seu preço e proposta, poderia ter mais memória. A “falta de upgrade” neste quesito, tendo em vista que o Galaxy S20 FE também foi lançado com 6 GB de RAM, desaponta um pouco.

Em relação a autonomia, o Galaxy S21 FE 5G merece muitos elogios. Durante os meus testes, a bateria do celular, com um uso moderado, durou aproximadamente dois dias chegando a ficar perto dos 20% no segundo dia.

Já ao usar o celular com jogos, a cada meia hora de jogo, a bateria perdia aproximadamente 10% de sua carga. Todos os testes, vale notar, foram feitos com a tela do celular configurada para funcionar com a taxa de atualização de 120 Hz.

O Galaxy S21 FE, assim como outros celulares recentes da Samsung, não traz um carregador em seu kit, mas conta com suporte a carregamento rápido de até 25 W. Já ao usar um carregador com essas especificações, o aparelho teve uma recarga completa realizada em pouco mais de uma hora. Somente em 30 minutos, a carga do aparelho foi recarregada em 50%, um tempo que considero excelente.

Câmera

Para tirar fotos, o Galaxy S21 FE vem com um sistema de câmeras triplas em sua parte traseira, que possuem as seguintes lentes:

  • Lente principal Wide de 12 MP com abertura f/1.8;
  • Lente Teleobjetiva de 8 MP com abertura f/2.4;
  • Lente Ultra-Wide de 12 MP com abertura f/2.2.

Nas fotos tiradas com as lentes principal, o celular apresenta cores bem vivas, sendo que o destaque fica com sua nitidez e nível de detalhes. Em ambiente menos iluminados, as fotos apresentam um pouco de ruído, mas o resultado ainda é satisfatório.

Review: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogos

O Galaxy S21 FE, vale notar, não tem uma lente macro, mas o seu zoom óptico de até 3 vezes ajuda bastante. Alguns detalhes podem não ficar tão claro, mas como pode ser visto na imagem abaixo, o resultado, apesar de não ficar tão rico nos “mínimos detalhes”, também não chega a ser comprometido.

Review: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogos

Já o modo noturno do aparelho consegue ressaltar bastante as cores e surpreende com sua qualidade em muitas situações, mas dependendo do que for focado, o nível de ruído pode comprometer um pouco o resultado final. Abaixo, veja algumas fotos tiradas na mesma noite com e sem o modo noturno ativado.

Review: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogosReview: Galaxy S21 FE surpreende na autonomia, mas performance deixa a desejar em jogos

Nas selfies, o Galaxy S21 FE conta com uma lente de 32 MP e o resultado obtido com ela é excelente com um alto nível de detalhes.

Galaxy S21 Fe - Selfie

Imagem: TecMasters

Sistema

O celular vem com o Android 12 instalado por padrão e conta com a interface One UI 4. De forma geral, o aparelho vem com recursos interessantes como o DeX, que permite usar o celular em um tipo de “modo desktop” e Bixby.

Além dos aplicativos próprios, a Samsung também deixa pré-instalado alguns outros programas, como Office, Netflix e Facebook. Quem não quiser utilizá-los pode facilmente realizar a sua desinstalação.

De forma geral, a Samsung oferece uma interface bem limpa e que pode ser personalizada facilmente. O celular, inclusive, tem suporte ao Wireless Power Share, que é muito útil e pode ser utilizado para carregar outros aparelhos por indução.

Preço e disponibilidade

O Galaxy S21 FE 5G foi lançado no Brasil no dia 11 de janeiro com o preço sugerido de R$ 4.499,00.

Conclusão

O Galaxy S21 FE 5G é um bom celular que conta com um acabamento realmente premium e que oferece uma boa performance para aplicativos utilizados no cotidiano. Entretanto, o seu desempenho em jogos fica um pouco abaixo do esperado e, honestamente, acredito que isso possa ser corrigido com atualizações de software por parte da Samsung.

Já nas fotos, o Galaxy S21 FE 5G pode até não trazer uma câmera macro, mas se sai bem na maioria das situações. Inclusive, a sua câmera de selfies merece um destaque especial por estar quase acima da média.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.