A série Forza Horizon teve o seu começo ainda no Xbox 360 e tem feito muito sucesso devido à proposta diferente da série “Forza Motorsport”. Já o quinto o jogo da franquia vem chamando a atenção desde antes de seu lançamento devido a trazer um mapa imenso para ser explorado e gráficos com recursos da nova geração.

O TecMasters teve a chance de acelerar bastante diferentes carros no Forza Horizon 5 e conta a seguir o que achou dele neste review. Confira!

Forza Horizon 5 e seu ambiente único

Assim como em seus antecessores, antes de começar a sair correndo pelo México, Forza Horizon 5 faz uma pequena apresentação do motivo para os jogadores serem levados para lá. Como não poderia ser diferente, é claro que esta razão seria o torneio Forza Horizon, que reúne os principais corredores do mundo em um único país.

Após essa pequena introdução, que cumpre o seu papel mesmo sem ser inovadora, os jogadores já começam a correr em diferentes tipos de corrida apenas para ter um gostinho do que devem encontrar no título.

Depois de estar liberado para explorar o México, Forza Horizon 5 realmente justifica a expectativa que foi criada. O mundo, como sempre, é cheio de vida e os drivatars, corredores que levam o nome de outros jogadores, fazem o seu mundo parecer mais real.

Forza Horizon 5 uma das primeiras corridasForza Horizon 5 uma das primeiras corridas 2

Além de trazer lugares reais, que impressionam pela fidelidade, a variação dos ambientes pelos quais os jogadores podem passar não deixam aquele tom de “já passei por um local igual”. Assim como nos antecessores, quem não tiver muita paciência para andar corretamente pela estrada também poderá “destruir” os cenários ao cortar caminho.

Apesar de trazer gráficos impressionantes, ao rodar o título em um PC com uma RTX 2070, eu pude deixar praticamente todas as opções no máximo sem que tivesse stutterings ou outros problemas. E, por ainda falar em gráficos, mesmo sem o Ray Tracing habilitado (algo que só pode ser feito via mods), a iluminação do jogo não deixa nada a desejar.

Carros e mais carros

Assim como será comentado mais adiante, o Forza Horizon 5, apesar do seu foco nas corridas off-road, traz uma variedade bem grande de carros para que outros tipos de corrida possam ser disputados de forma divertida.

Já para obter os carros, os jogadores não precisam necessariamente comprá-los. Por exemplo, graças ao sistema de progressão do jogo, ao passar de nível, os jogadores passam por um tipo de “sorteio” em que carros podem ser obtidos.

Forza Horizon 5 - sorteio de prêmios

Imagem: reprodução

Não apenas isso, assim como no Forza Horizon 4, carros escondidos estão espalhados pelo mapa do título. Entretanto, esses carros não ficam marcados no mapa a não ser que uma DLC seja comprada. Se isso pode ser um lado negativo, a verdade é que esta caça ao tesouro sempre é bem divertida e prende a atenção.

Um aspecto em que o jogo também acerta, como é possível notar nas imagens abaixo, é em sua organização. Apesar de trazer mais de 500 carros, os jogadores podem comprá-los, por exemplo, na hora de entrar em uma corrida e ver apenas quais são os veículos ideais para a sua próxima disputa.

Forza Horizon 5 - carros para comprar (2)

Imagem: reprodução

Forza Horizon 5 - carros para comprar (2)

Imagem: reprodução

Assim como em praticamente qualquer outro jogo de corrida, os carros do Forza Horizon possuem status diferentes. E, na prática, a verdade é que esses números fazem bastante diferença e a experiência de dirigir dois carros de uma categoria nunca é a mesma, algo bem positivo.

Por conta do ponto acima, por exemplo, jogadores podem optar por carros mais fáceis de serem controlados ou mais velozes. Mas isso também não impede que os jogadores façam mudanças em seus veículos para que os mesmos possam ter uma performance melhor. Nesse último ponto, inclusive, tunagens feitas por outros jogadores podem ser baixadas, ou seja, não tem problema se você não entende muito de carros.

Outra parte divertida na hora de comprar carros fica por conta de poder mudar o seu visual. Assim como na tunagem, os jogadores podem personalizar os veículos do Forza Horizon 5 a sua maneira ou apenas baixar criações da comunidade.

As corridas e outras atividades de Forza Horizon 5

Apesar do foco nas corridas off-road, assim como dito anteriormente, Forza Horizon 5 traz diferentes tipos de provas para que os jogadores não caiam na mesmice. Para mencionar apenas alguns dos tipos, o título traz corridas de rua, de cross-country, de arrancada e até áreas para praticar drift.

Forza Horizon 5 - Corrida (1)

Imagem: reprodução

Forza Horizon 5 - Corrida (2)

Imagem: reprodução

Já como é de se esperar, cada área apresenta sua próprias característica e o jogador precisa entender como se adaptar a ela. Por conta de sua proposta diferenciada, felizmente, o Forza Horizon 5 traz opções de controles para todos os gostos.

Antes de começar cada corrida, ou ao menos na maioria delas, os jogadores também podem escolher se jogarão contra o computador ou de forma online, que às vezes tem problemas com servidores.

Para começar, na parte de dificuldade no menu do jogo, os jogadores têm acesso a uma série de opções para deixar tudo mais fácil ou difícil. Assim, por exemplo, é possível escolher se a assistência de frenagem ou se os controles de tração e de estabilidade ficarão ou não ativados.

Nas corridas em si também para ninguém colocar defeito, os jogadores possuem acesso a diferentes tipos de câmera, que mostram desde o cockpit até o carro inteiro.

Já na questão de atividades espalhadas pelo mapa, além das corridas, o Forza Horizon 5 traz alguns objetivos simples, como acertar placas ou passar em alta velocidade por radares. Não somente isso, ainda existem algumas missões para contar algumas histórias, que às vezes são interessantes para os fãs de carros.

Forza Horizon 5 - mapa

Imagem: reprodução

Conclusão

O Forza Horizon 5 é um jogo que impressiona em praticamente todos os quesitos. Para começar, os seus gráficos realmente são fantásticos e é possível perder até tempo “viajando pelo México” no lugar de ir atrás de corridas.

Já para quem quer, de fato, correr, o título traz inúmeras opções de provas diversificadas e uma quantidade bem generosa de carros. Além disso, o seu mapa traz atividades extras que realmente empolgam os jogadores a realizá-las.

É verdade que o título não muda tanto a estrutura quando comparado a seu antecessor, mas a fórmula ainda funciona. A única coisa que poderia melhorar por enquanto seriam as corridas online, mas isso é algo que pode ser resolvido com atualizações.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *