Ao usar o Facebook ou o Instagram, os usuários podem abrir os links em um tipo de “navegador embutido” para não precisarem sair do aplicativo da rede social. Os usuários que visitam páginas dessa forma, entretanto, podem estar sendo rastreados.

Um estudo feito por Felix Krause aponta que, ao menos no iOS (sistema do iPhone), o Instagram adiciona um código JavaScript para todo site aberto em seu navegador, incluindo anúncios. Desta forma, a rede social é capaz de monitorar ações como cliques, capturas de telas e até dados digitados, o que incluiria senhas e números de cartões.

Ainda no artigo divulgando seu estudo, Felix Krause aponta que as redes sociais da Meta não são capazes de monitorar tudo o que é feito na internet, mas apenas o que é feito usando seus navegadores embutidos. Além disso, ele explica que não pode afirmar que isso é feito de forma proposital, uma vez que não sabe como as decisões são feitas internamente.

Como se proteger do monitoramento do Instagram e Facebook

Ao abrir um link no Facebook ou no Instagram, ambos aplicativos oferecem uma forma de sair de seu navegador embutido para usar outro navegador. Isso é feito ao clicar no botão representado por “três pontos” e usar a opção “Abrir no navegador”.

Facebook e Instagram - Como se proteger do monitoramento de seus navegadores

Imagem: reprodução/TecMasters

Além do método demonstrado acima, outra opção consiste em usar as versões web das redes sociais. Ou seja, ao invés de usar o seu aplicativo, abrir o site das redes sociais no navegador do próprio celular.

Os demais detalhes do estudo que aponta este monitoramento do Facebook e Instagram podem ser conferidos neste link.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments