Recentemente, a Intel começou a enviar para alguns parceiros amostras dos processadores Alder Lake de 12ª geração. Por conta disso, alguns vazamentos de especificações começaram a aparecer.

Algumas das especificações são curiosas, mas não inesperadas. Como a Intel confirmou que os lançamentos terão núcleos Golden Cove e Gracemont, todos possuem contagens de núcleo e velocidades de clock duplicadas.

Ambos contam com características bastante interessantes. O Golden Cove é um sucessor técnico do Cypress Cove. Pode-se dizer que ele é a arquitetura padrão da Intel. Já o Gracemont segue uma direção diferente: seus núcleos são eficientes em termos de energia, mas são aparentemente limitados a 4 GHz.

Juntos, um libera o outro de tarefas mais simples, de baixa prioridade, como streaming de música ou download de arquivos. Isso faz com que um deles fique totalmente dedicado a trabalhos pesados e que exigem mais da máquina.

Intel Core i9-12900K

O primeiro modelo é o Core i9-12900K, que conta com 16 núcleos e 24 threads. Para o clock do Golden Cove, o processador apresenta o valor padrão de 5.0 GHz e que pode chegar a 5.3 GHz. No caso do Gracemont, o valor base é de 3.7 GHz e 3.9 GHz no modo turbo.

Intel Core i7-12700K

Já o Core i7-12700K conta com clock de 4.7 GHz e 5.0 GHz no modo turbo quando falamos do Golden Cove. Para o Gracemont, os valores são de 3.6 GHz e 3.8 GHz. Ao todo, são 12 núcleos e 20 threads.

Intel Core i5-12600K

A configuração de 10 núcleos e 16 threads do modelo é curiosa, mas suficiente para permitir que os seis cores Golden Cove evitem que as tarefas principais sejam feitas pelos Gracemont. Aqui, são 4.5 GHz de clock Golden e 3.4 GHz para o Gracemont. No caso do turbo, eles apresentam, respectivamente, 4.9 GHz e 3.6 GHz.

Além das especificações, os processadores Alder Lake farão parte da primeira série a oferecer suporte ao PCIe 5.0 e DDR5.

As unidades de armazenamento que usam a velocidade PCIe 5.0 ainda estão em desenvolvimento, mas os módulos de memória DDR5 já estão disponíveis. Apesar do lançamento dos processadores Alder Lake ainda não ser certo, a Intel deu a entender de que podem chegar às lojas no fim de 2021.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *