Imagem: Alexandre Debiève/Unsplash

Há cerca de dois anos, a indústria global vêm enfrentando enormes dificuldades em virtude da crise dos chips. Mas o pior parece ter ficado para trás, já que uma nova pesquisa de mercado da Counterpoint Research aponta que a escassez de PCs e componentes diminuirá até o fim do ano.

Dias melhores para componentes de desktop

No primeiro levantamento, a empresa fez uma comparação com os estoques de componentes de desktop no ano passado e a previsão para este ano. Vale frisar que quanto mais pontos vermelhos, maior a demanda sobre a oferta. Quanto menos, mais equilíbrio entre procura e estoque.

Previsão componentes

Imagem: Divulgação/Counterpoint Research

Com exceção de alguns componentes específicos como placas de vídeo, circuitos integrados de gerenciamento de energia e monitores, a maioria dos produtos para desktop deve equilibrar os índices de oferta e demanda ao longo de 2022 — ao menos nas previsões.

Mas a boa notícia é que mesmo os produtos que vão permanecer com dificuldades de estoque têm observado cenários melhores. As GPUs, por exemplo, não só estão com valores se aproximando dos preços de varejo, como estão com mais unidades disponíveis para os consumidores.

Já circuitos integrados de Wi-Fi e placa-mãe estão com situações bem melhores do que as vistas no ano passado.

Remessas de PCs

A Counterpoint Research também pesquisou as remessas globais de PCs. Os números gerais apontam quedas de 4,3% ano a ano no primeiro trimestre de 2022 — em comparação com o mesmo período de 2021. Sem contar os problemas de logística, os recentes bloqueios na China contra Covid-19 influenciaram para o resultado negativo.

Remessas de PCs

Imagem: Divulgação/Counterpoint Research

Marcas como Lenovo e HP reduziram suas remessas em 10% e 16%, respectivamente. Já empresas como Dell, Apple e o conjunto formado por outras fabricantes viram leves aumentos de envios, mas nada muito distante dos números do ano passado. Felizmente, as receitas subiram em 15%.

De modo geral, a previsão da Counterpoint indica que PCs e componentes de desktop finalmente devem observar equilíbrios entre oferta e demanda até o fim do ano. Resta torcer para que nenhum novo evento surja para frear essa expectativa por dias melhores.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.