O que Samsung, Crucial e Western Digital teriam em comum? Sim, as três empresas fabricam componentes eletrônicos. Mas as semelhanças vão muito mais além: nas últimas semanas, todas elas foram enquadradas por terem alterado peças de seus respectivos SSDs sem aviso prévio das alterações aos consumidores.

O primeiro caso refere-se ao SSD P2 NVMe M.2 da Crucial e veio à tona, por meio do portal Tom’s Hardware, na semana retrasada. Um exemplar foi enviado para o site para revisão, mas a versão vendida ao público em geral não foi a mesma.

Basicamente, a Crucial trocou o TLC Nand de seus SSDs pelo QLC Nand. Isso resultou na remoção de dois pacotes de chips Nand em suas composições e um número total de matrizes significativamente menor.

Ilustração de SDDs da Crucial

Divulgação: Crucial

Na prática, o controlador do SSD sofreu uma redução do potencial de largura de banda total, o que prejudicou o desempenho. O consumo médio de energia no drive QLC é menor (1,49 W), bem como sua eficiência energética. Os testes indicaram ainda que o QLC Nand lê arquivos com metade da velocidade de sua variante TLC e copia os itens com 1/4 da velocidade.

Já no último dia 24, o site de tecnologia chinês Expreview revelou que os SSDs SN550 Blue, da Western Digital, também passaram por uma “lobotomia Nand”. Quando estressados, os caches SLC Nand do componente apresentam desempenho de 390 MB/s, bem diferente dos 610 MB/s vistos na versão enviada para testes anteriormente.

Ilustração de SSD da Western Digital

Divulgação: Western Digital

Na última sexta-feira (27), foi a vez da Samsung juntar-se ao hall dessas empresas. Segundo o canal 潮 玩 客 no YouTube, duas versões dos SSDs Samsung 970 Plus são adesivadas com o modelo 970EVO Plus, mas os códigos das peças são diferentes: a mais antiga (e melhor) carrega o serial MZVLB1T0HBLR, enquanto a mais recente (e inferior), é identificada por MZVL21T0HBLU.

Foto de SSDs da Samsung

Reprodução: 潮玩客

Assim como nos dispositivos da Crucial e Western Digital, os SSDs da Samsung com versões diferentes, mas vendidas como se fossem um só produto, apresentam desempenho parecido em alguns experimentos. Em outros benchmarks, no entanto, as diferenças são facilmente percebidas.

O 970 Plus mantém-se sólido durante todo o teste de 200 GB. Já a outra versão, reduz o desempenho pela metade quando os experimentos atingem a casa dos 120 GB. As velocidades das cópias de arquivos também são diferentes: 1,58 GB/s na mais antiga e 830 MB/s na mais atual. Neste caso, não houve alteração do TLC por um QLC, mas a mudança teve um impacto significativo.

Alterações nos SSDs

As mudanças nos SSDs não são os principais problemas. Na verdade existem motivos para isso, que vão desde as paralisações das fábricas por conta da pandemia de Covid-19 à crise dos chips que tem dificultado o fornecimento de componentes para toda a indústria.

O grande problema, na verdade, é que as alterações não foram notificadas para o consumidor final. Independentemente se o desempenho seja igual ou similar, as mudanças na composição do produto precisam ser informadas, já que o cliente acredita estar comprando um determinado item com determinadas peças.

Após a divulgação, a Western Digital entrou em contato com a ExtremeTech para um pronunciamento oficial sobre a troca Nand nos SSDs SN550 Blue. A empresa se comprometeu a substituir todas as peças que não atenderem às expectativas dos consumidores e prometeu mais transparência daqui pra frente. É bem provável que as demais empresas adotem medidas similares.

Fato é que essas ocorrências não foram as primeiras e, infelizmente, não devem ser as últimas. Seja em SSDs, GPUs ou quaisquer tipos de aparelho, a companhia deve informar sobre qualquer alteração que venha a ocorrer durante a fabricação do item. O que está em jogo não são produtos inferiores, mas a credibilidades frente aos consumidores.

Fonte: ExtremeTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments