O DuckDuckGo, buscador e navegador com foco em privacidade, liberou nesta quinta-feira (25) o serviço de proteção de e-mail gratuito ao público, removendo a lista de espera até então obrigatória para usar o DuckDuckGo Email Protection.

Basicamente, o serviço de encaminhamento de e-mail remove vários tipos de rastreadores ocultos em imagens, scripts, links (os famosos ‘utm’ da URL) e demais mídias inseridas na mensagem. Ao detectá-los, eles são removidos sem que a mensagem seja aberta, lida ou copiada, segundo o DuckDuckGo.

Para isso, o serviço permite que o usuário crie endereços de e-mail privados e ilimitados e exclusivos imediatamente – sem a necessidade de trocar o provedor ou aplicativo de e-mail.

DuckDuckGo libera beta público do serviço de proteção de e-mail

DuckDuckGo Email Protection na prática

Em geral, e-mails comerciais (não só eles) estão carregados de rastreadores objetivando criar (ou vender) perfis específicos para fins de publicidade dirigida. Isso acontece, por exemplo, quando se clica em um link no e-mail para verificar um par de sapatos. Essa ação entrega ao remetente – e posteriormente a terceiros interessados a segui-lo pela web –  quem você é (na forma de endereço ou outros identificadores). O Link Tracking Protection promete proteger os usuários do serviço deste cenário.

DuckDuckGo libera beta público do serviço de proteção de e-mail

Imagem: DDG

Além disso, o DuckDuckGo inseriu mais recentemente o Smarter Encryption (HTTPS Upgrading), o mesmo usado no mecanismo de busca e aplicativos, com objetivo de atualizar links não criptografados, HTTP (inseguros) detectados nos e-mails para links seguros (criptografados, HTTPS), caso esses já estejam registrados na lista atualizável do serviço.

Na prática, quando o usuário clica em um link ‘http://’, a conexão é descriptografada, deixando-a vulnerável – desde as páginas que visita aos termos pesquisados. Ao atualizar para ‘https’, a conexão com o site é criptografada, aos olhos do provedor de serviços de internet ou de um curioso na rede sem fio, só será possível ver o domínio que está visitando.

Mais recentemente, o DuckDuckGo permitiu aos usuários responderem as mensagens encaminhadas aos alias .duck, sem a necessidade de divulgar o real endereço de e-mail.

DuckDuckGo libera beta público do serviço de proteção de e-mail

Como usar o serviço

Os interessados em usar a proteção de e-mails contra rastreadores podem acessá-lo:

  • Pelo aplicativo móvel DuckDuckGo (iOS/Android). Na versão mais recente, vá em Configurações > selecione Email Protection/Proteção de e-mail;
  • Pelo desktop: acesse duckduckgo.com/email;
  • Pela extensão DuckDuckGo para navegadores (Firefox/Chrome/Edge/Brave);
  • Pelo DuckDuckGo para Mac (beta).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments