Em 2018, o Zephyr S chamou a atenção do mundo ao tornar-se a primeira aeronave não tripulada a permanecer no ar por quase 26 dias. Agora, o drone da Airbus movido a energia solar está sendo novamente testado pelo céu das Américas, em uma jornada aérea que pode bater o seu próprio recorde de anos atrás.

De acordo com o Exército dos Estados Unidos, o mais novo teste com o pseudo-satélite está em curso para analisar as características de voo de longa duração da aeronave, bem como experimentar as capacidades do drone de servir como uma plataforma de sensores persistentes.

“Este experimento tem como objetivo testar a capacidade de armazenamento de energia do UAV [veículo aéreo não tripulado], longevidade da bateria, eficiência do painel solar e habilidades de manutenção de estações”, destacou um porta-voz do APNT/Space CFT, que faz parte do Exército americano.

E ao que tudo indica, o teste caminha muito bem, tendo em vista que o objetivo inicial de sobrevoar do Arizona (EUA) para Belize (país da América Central) já foi concluído.

Drone já está há mais de três semanas no céu

Com destino à Belize, o drone da Airbus partiu de um campo de testes no Arizona no dia 15 de junho. No dia 23 do mesmo mês as atividades de voo indicaram uma trajetória próxima à fronteira do México e no dia 27, a aeronave chegou ao seu destino final — sim, a “missão” foi concluída em apenas 13 dias.

Trajeto do drone Zephyr S

Imagem: Reprodução/ADS-B Exchange

Por mais que pareça, o fato não é exatamente surpreendente. Isso porque o Zephyr S foi projetado para passar longos períodos pelo céu: são apenas 25 metros de envergadura e 78 kg de peso que, aliado aos painéis solares, permitem mais autonomia nos voos.

O destaque também vai para a altura alcançada pela aeronave. Voos anteriores exigiam que o drone tivesse que descer entre 25 mil e 30 mil pés durante a noite, mas neste novo teste a altitude mais baixa atingida foi de 55 mil pés. A velocidade do Zephyr S é incerta, mas seu modelo antecessor tinha uma velocidade de cruzeiro aproximada de 30 nós.

Após ter sobrevoado a região de Belize, o UAV modificou sua rota para os EUA ainda na semana passada.

Novo recorde a caminho?

É incerto se o novo teste fará com que o Zephyr S quebre seu recorde anterior de 26 dias no ar, mas a possibilidade disso acontecer é mais que clara. Contudo, o ponto principal deve ficar na conta dos resultados analisados após sua aterrissagem, que podem melhor detalhar qual foi a evolução da aeronave desde os últimos experimentos.

Via: The Drive

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments