Você sabia que o Xbox por pouco não existiu? Ou que a divisão do console surgiu apenas porque quatro apaixonados por games foram os responsáveis por convencer Bill Gates de que essa era uma aposta que valeria a pena investir? Essas e outras curiosidades você pode ver a partir desta segunda-fera (13), no documentário “Power On: The History of Xbox”, liberado gratuitamente pela Microsoft.

A lista com os seis episódios completos você pode ver abaixo, ou acessá-los diretamente no canal do Xbox no YouTube.

O lançamento faz parte da comemoração de 20 anos do lançamento do primeiro console, que hoje representa o terceiro maior player da lista global de videogames.

De acordo com dados da consultoria Ampere Analysis, o mercado global de videogames no mundo, hoje, responde pelo montante de US$ 53,9 bilhões, sendo liderado pela Sony, seguida pela Nintendo.

Além do documentário, a empresa de Redmond chegou a fazer outras ações de aniversário do videogame, dentre elas algumas promoções, tênis exclusivos, a liberação de edições especiais do Series X e de seu controle dedicados à data.

E — talvez a iniciativa mais curiosa até o momento —, a companhia também realizou uma exposição no museu virtual da marca no metaverso.

 

Power On: a história por trás do console da Microsoft

No primeiro episódio, como era de se esperar, a Microsoft dedicou a narrativa para mostrar a origem do que foi a divisão responsável pelo desenvolvimento do videogame.

À época, mais do que uma novidade para a empresa — e uma possibilidade de entrar em um mercado onde já despontava o PlayStation, da Sony — a unidade que seria futuramente dedicada ao videogame era vista como “uma piada”, além de ser um risco muito alto, visto que a empresa estaria entrando em um mercado “insano”, como definiram alguns dos participantes da série.

Bill Gates, em entrevista à CNN nos anos 2000, afirmando como não era a intenção da empresa desenvolver hardwares; no ano seguinte ela criou o Xbox

Bill Gates, em entrevista à CNN em 2000, afirmando que a Microsoft não tinha intenção de criar hardwares; no ano seguinte ela lançou o Xbox – Imagem: reprodução/Microsoft

Para alguns, a criação do console poderia ser vista até mesmo como uma tragédia anunciada, já que o próprio Bill Gates havia afirmado alguns anos antes, durante uma entrevista à CNN, que a ideia de criar hardware, para expandir o portfólio da empresa conhecida por software, era “algo que decidimos não fazer”.

“Ao celebrarmos o 20º aniversário de Xbox este ano, convidamos os jogadores a irem aos bastidores, a esta primeira vez em que a história do Xbox é contada de forma abrangente e autêntica. Você a ouvirá diretamente da equipe que viveu os envolventes e desafiadores 20 anos desta jornada”, afirmou Tina Summerford, diretora de programação do Xbox, em um post no blog da empresa.

Ainda de acordo com Tina, cada episódio é responsável por contar um capítulo diferente da história, “do seu humilde início na Microsoft, ao design por trás do protótipo do console original”, sem deixar de lado a parte não tão glamurosa dos desafios enfrentados pela empresa

“Para os jogadores de Xbox de longa data, esta série documental será um passeio nostálgico pela memória e, para os novos jogadores, esta será uma história de origem reveladora”, complementa Tina.

O documentário conta com nomes que ajudaram a construção da marca ao longo dos últimos 20 anos.

Vai de maratona?

Se você, como eu, é do time que curte maratonar documentários e séries, fica o convite de Tina para a próxima quinta-feira (16), quando a Microsoft irá realizar uma live no canal da marca na Twitch para apresentar todos os seis episódios de uma única vez e espera reunir os fãs na “watch party”. A apresentação acontece a partir das 15h, horário de Brasília.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *