Começou nesta quarta-feira (11) o tradicional evento do Google para desenvolvedores, o Google I/O 2022. A empresa costuma apresentar novidades para os seus serviços e produtos durante a apresentação, que é uma das principais do ano para a empresa. E desta vez não foi diferente: novos idiomas para o Google Tradutor, transcrição para vídeos no YouTube e até um recurso de leitura dinâmica para o Docs, entre outras novidades fizeram parte deste primeiro dia.

Essas foram apenas alguns dos lançamentos, os quais resumimos tudo para você a seguir. Mas, antes de saber tudo o que rolou no primeiro dia de evento, queremos apenas lembrar que amanhã (12) tem o segundo e último dia de Google I/O.

Este ano, a tradicional apresentação voltou ao presencial. Como lembrou o CEO da empresa, Sundai Pichar, durante o keynote de hoje: “é bom estar de volta à Shoreline depois de três anos”.

Acompanhe o TecMasters para ver a cobertura completa dos dois dias de evento. Agora, vamos ao que interessa?

As novidades do 1º dia de Google I/O

  • Tradutor

A empresa trouxe mais atualizações para o seu serviço de tradução, o Google Tradutor. Ao todo, os engenheiros da empresa trabalharam nos últimos meses para adicionar 24 idiomas ao recurso — incluindo o Guarani.

O que rolou no 1º dia de Google I/O 2022: novos idiomas no Tradutor, novidades para YouTube e mais!

Imagem: Google/reprodução TecMasters

  • Maps

Durante o primeiro dia, também foi apresentado o Google Cloud Immersive Stream, uma tecnologia que permite aos usuários adentrar locais como restaurantes e visualizá-lo internamente — um pouco do que já está disponível no Maps ao utilizar o Street View, que conseguimos ver as ruas com detalhes, mas agora será possível fazer o mesmo para ambientes fechados. A expectativa é que o recurso seja liberado para os usuários globalmente aos poucos ainda neste ano.

Além disso, a navegação também ganhou um novo recurso que estima não apenas o menor tempo para chegar de um ponto a outro do mapa, mas o volume que o usuário pode economizar em emissão de carbono ao decidir por um ou outro caminho.

O que rolou no 1º dia de Google I/O 2022: novos idiomas no Tradutor, novidades para YouTube e mais!

Imagem: Google/reprodução TecMasters

“Queremos que nossos usuários façam escolhas mais sustentáveis com nossos produtos”, afirmou Pichai. Dessa forma, os usuários podem identificar que um caminho irá emitir 18% menos de poluição, por exemplo. Com a ferramenta, o CEO afirmou que a estimativa da empresa é reduzir a emissão de carbono, dobrando a estimativa de economias até o final deste ano.

  • Buscas e diversidade

A empresa também tem trabalhado em aprimorar as buscas com relação à colorismo e informações mais fieis ao mundo real com relação aos mais diferentes tons de pele de pessoas não brancas. Dessa forma, foi criado o Real Tone: a ideia da tecnologia é trazer essas características de cores únicas para dentro das pesquisas, seja no buscador da empresa ou em Fotos.

Isso resolveria uma das principais reclamações com relação às buscas. Atualmente, é preciso especificar que você quer que a ferramenta retorne imagens com pessoas negras, por exemplo, se o usuário quiser realizar pesquisas que fujam dos padrões de mercado. Com a implementação, a busca por tons de pele distintos e não brancos poderá ser habilitado automaticamente.

Além disso, a gigante de Mountain View também anunciou uma ferramenta já disponível para uso, a Skin Tone Research podendo ser acessada pela URL: https://skintone.google. A ideia é ampliar a fonte de aprendizado de máquina do Google em termos de diversidade racial e étnica.

  • Google Wallet

Uma das principais novidades do dia foi a nova Google Wallet: uma versão atualizada da carteira digital do Google que possibilitará o armazenamento de informações para pagamentos, mas também outros dados como a sua carteira de estudante, identidade e também a carteira de vacinação.

A ideia é que, até o final do ano, os usuários poderão também incluir na Wallet informações de identificação. A iniciativa vai começar com usuários nos Estados Unidos, que poderão incluir a carteira de motorista digitalizada no celular.

_

Esta matéria ainda está em produção, voltaremos em breve com mais novidades.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.