Nossa coluna de Destaques da Semana saindo do forno em mais uma sexta-feira, com notícias boas (e outras nem tanto) sobre o mundo da tecnologia, dos jogos e do entretenimento. Como não poderia ser diferente, trouxemos as histórias que mais se destacaram (hã, hã, pegou o nome agora?) e que os leitores do TecMasters mais leram durante os últimos dias e, como sempre, com todos os links das matérias detalhadas para manter você por dentro das miudezas.

Mas, como aqui o negócio é bate-pronto, segue a thread que tem umas coisas bem curiosas nesta edição. Vem comigo?

10) GTX 1630? Nunca nem vi

Placa de vídeo da série GTX - GTX 1630 pode ser novo modelo

Imagem: darksoul72/shutterstock.com

Você também não aguenta mais esperar pela GTX 1630? Bom, talvez você tenha que esperar um pouquinho mais, porque ela vai atrasar. A nova GPU de entrada da Nvidia, era para chegar nesta semana. Mas, o cronograma de embargo sobre o modelo foi atualizado e as más notícias vieram a galope: a Nvidia enviou uma carta aos parceiros do conselho da companhia com uma data “a ser determinada”. Ou seja, não apenas temos um adiamento, mas ele também não tem uma data concreta. O jeito é comer uma pipoca, ver um filme e esperar essa saga terminar.

9) Verdadeira obra de arte

A linha de processadores da AMD para dispositivos portáteis está fazendo jus ao nome que recebeu e entregando uma verdadeira obra de arte (a linha chama Rembrandt… sim, mesmo nome daquele pintor holandês). O hardware chegou a receber algumas ressalvas por conta do seu desempenho reduzido, mas mostrou que pode ir além.

Em testes feitos pelo canal TechEpiphany usando o Ryzen 5 6600H, aliado à tecnologia de upscaling da AMD, a FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR 2.0) e uma Radeon 660M (considerada uma versão “reduzida” da 680M), o resultado em termos de desempenho ficou acima do esperado. Em resumo, foi possível rodar God of War com 30 fps em 1080p. Nada mal, hein?

8) O resgate do Raise the Game

Olha ela aqui de novo: a AMD e, desta vez, a notícia é para “elevar o seu jogo”. Com a iniciativa Raise the Game (ou “Eleve o Jogo”, em tradução) a marca traz jogos recentes, os quais podem ser resgatados de graça pelos consumidores. O título mais recente adicionado ao bundle foi Forspoken. Anteriormente, o pacote entregava Sniper Elite 5 e Saints Row.

Forspoken

Imagem: divulgação

Melhor do que uma promoção é conseguir algo na faixa, não é mesmo? Infelizmente, vale ressaltar, o resgate é válido somente para os jogadores que adquirirem as novas placas de vídeo Radeon RX 6000 Series. Vale lembrar também que a campanha está prevista para encerrar em 13 de agosto.

7) Eu ouvi ‘de graça’?

E quem também está saindo de grátis até domingo (19), às 14h, é o game Ark: Survival Evolved. A gratuidade é em comemoração ao lançamento da continuação do clássico game, que recebeu o nome de Ark 2 e está previsto para 2023. Agora, fica a dúvida do que chamou mais a atenção: o fato de o game ser lançado já no próximo ano, o que pegou muitos fãs de surpresa, ou o trailer que veio com um Vin Diesel montado em um dinossauro. Fica aí o questionamento…

6) You Shall Game Pass

Microsoft Game Pass

Imagem: reprodução

Boa notícia para os assinantes do Game Pass. Agora, eles terão acesso a todos os campeões de LoL e outros itens selecionados de títulos da Riot, como Wild Rift e Valorant, por conta de uma parceria que a empresa selou com a Microsoft. A novidade, que foi anunciada durante o Xbox & Bethesda Showcase, deve ser implementada até o fim deste ano.

5) Pura mágica

Captura de tecla de Diablo 4, com uma personagem da nova classe necromancer

Imagem: reprodução/Blizzard

Essa não foi a única novidade do Showcase da Microsoft, não. A ocasião também foi uma oportunidade de trazer boas novas para a Blizzard, mais especificamente para o aguardado Diablo 4. Além de confirmar a janela de lançamento do game para 2023, a empresa apresentou uma nova classe de personagens: Necromancer — que poderão, dentre outras habilidades, conjurar hordas de mortos-vivos. Particularmente um dos meus favoritos.

4) eSports no Senado

Uma notícia que não vemos muito por aqui nos Destaques, mas que ganhou os holofotes nesta semana: uma aprovação de lei. Em votação na última quarta-feira (8), o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLS) 68/2017, que institui a nova Lei Geral do Esporte. Dentre os 218 artigos contidos no texto, um dos destaques foi a rejeição da emenda 89, que traria mudanças aos dispositivos voltados para os esportes eletrônicos (Esports) aqui no Brasil.

Loud eSports

Imagem: Sean Do/Unsplash

Trocando miúdos: a emenda propunha trazer mais poder para “as mãos” da Confederação Brasileira do Desporto Eletrônico (CBDEL), concedendo à entidade o status de “entidade máxima” para o segmento aqui no Brasil. Acontece que diversas empresas do ramo criticaram a proposta, porque a CBDEL, na verdade, não seria uma boa representante para o universo dos esportes eletrônicos. No fim das contas, a emenda não foi aprovada, mas se você quiser saber detalhes da discussão, tem uma matéria massa feita pelo nosso repórter Igor Shimabukuro aqui no TecMasters. Corre aqui pra ler.

3) Ficou de fora 2.0

Na semana passada, a notícia que englobava iPhones tinha a ver com quem ficou de fora na lista de usuários que receberiam a atualização do novo iOS 16. Agora, quem ficou de fora foram as câmeras dos aparelhos da Apple. Pois é, acredite se quiser: iPhones sem câmeras existem — mas eles custam mais caro que os modelos originais. Se você não curtiu muito o ‘cooktop’ do aparelho, saiba que a compra não é tão acessível assim (não só financeiramente falando).

iPhones sem câmera

Imagem: divulgação/NonCam

O modelo específico é destinado a pessoas que precisam de discrição e confidencialidade no trabalho, vulgo: forças armadas, laboratórios do governo e outras organizações que exigem essa segurança extra. Mas, claro, se você quiser se aventurar, pode entrar em contato com a empresa NonCam, de Singapura, que é a responsável pela modificação do aparelho (e também desembolsar alguns bons milhares de reais para ter menos recursos… o que não parece lá uma ideia tão interessante assim para usuários comuns, vamos combinar?)

2) Muito ouro

Walkman Sony banhado a ouro

Imagem: divulgação/Sony

Ainda na vibe dos gadgets luxuosos que apresentamos na última semana, quem estrela os Destaques da vez é a Sony, com o lançamento de novos modelos Walkman — incluindo um banhado a ouro. A versão moderna do icônico aparelho, no entanto, vai além da carcaça da riqueza: também inclui Android 11, suporte para Wi-Fi, upscaling de áudio e outras especificações. Ou seja, de Walkman mesmo, só o nome.

1) Negócio da China

Se antes esse nosso título era uma frase com uma conotação bastante questionável, hoje ela representa o inegável poder que o país tem conquistado nos últimos tempos dentro do universo dos games e da tecnologia. Não por acaso, a China também foi o local pioneiro que a Intel escolheu para receber a sua nova linha de placas de vídeo Arc A380.

Intel Arc A380 (3)

Imagem: Intel

O hardware é equipado com os chamados 8 Xe-Cores e promete ser 25% mais rápido que a rival Radeon RX 6400. O preço por lá chegou nos R$ 785 na conversão direta do yuan, que é a moeda local. Parece bom? Parece, mas sabemos que o ‘preço Brasil‘ é um tanto diferente. Então, vamos aguardar pelos próximos episódios.

Os destaques da semana

Esse foi mais um Destaques da Semana. Esperamos que a sexta-feira pós-feriado tenha sido tranquila e que você possa descansar no final de semana para voltar renovadíssimo aqui no TecMasters, para outra edição com outras boas novidades. Até lá!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments