Com a pandemia de Covid-19 que tomou conta do mundo, muitas empresas tiveram de se adequar às medidas de distanciamento social. O trabalho remoto foi adotado em grande parte das companhias – e pelo jeito, o home office vai seguir firme para sempre em um novo formato híbrido de trabalho.

A distância, um dos maiores desafios foi encontrar uma forma de manter as informações trocadas entre o computador do funcionário e a rede da empresa seguras. Foi para isso que a Virtual Private Network, popularmente conhecida como VPN, foi amplamente adotada neste período.

Uma VPN nada mais é que uma espécie de “túnel” em que as informações trocadas são criptografadas e tornam-se seguras. Isso faz com que seja possível acessar todo o sistema de uma empresa – desde que o funcionário tenha permissão para isso – a partir de uma rede doméstica configurada corretamente.

Com o uso de uma VPN, por exemplo, é possível ter acesso a bancos de dados, programas e arquivos presentes em computadores que estão remotos, normalmente nas sedes das empresas. Isso garante mais agilidade e mantém o trabalho sem interrupções, como se fosse presencial.

Vantagens da VPN no home office

Além de facilitar a troca de informações entre o colaborador e a empresa, a VPN ajuda a reduzir as ameaças no ambiente de trabalho. Uma conexão estruturada e segura impede que a compahia corra qualquer risco de que seus dados se tornem vulneráveis mesmo remotamente.

Além disso, com a pandemia, os ciberataques cresceram muito, principalmente por conta do trabalho remoto. Usando uma VPN, as empresas mostram que se preocupam com a importância dos dados e suas aplicações.

Outra parte importante é a redução de custos. Isso pode ser aplicado em dois casos: nos custos com estrutura física e de prejuízos contra ciberataques.

As vantagens da VPN no trabalho remoto

Foto: PxHere

Em um momento em que a pandemia não seja mais um problema, algumas empresas podem adotar o regime home office permanentemente, já que não seria mais necessário manter uma grande estrutura física, uma vez que seus funcionários têm todas as ferramentas para trabalhar em casa com segurança.

No segundo caso, ataques bem-sucedidos podem custar milhões para as companhias. Investir em uma rede estruturada e com todas as proteções possíveis pode ser uma boa alternativa a longo prazo.

O aumento da produtividade também pode estar ligado à implementação de uma VPN, já que o funcionário pode acessar toda e qualquer informação que precisar a qualquer momento, sem precisar recorrer a terceiros.

Por fim, a mobilidade que essa mudança pode trazer é bastante interessante, já que permite conexão segura com a empresa em qualquer situação que impossibilite o funcionário de comparecer à sede da companhia.

Dicas de como se preparar para implementar uma VPN

Em primeiro lugar, para se ter uma VPN segura, é necessário contratar uma empresa especializada no serviço. Isso vai garantir que não se tenha falhas no serviço e que seja instalado de maneira correta.

Em seguida, é necessário instalar o software VPN em todos os computadores e dispositivos que terão acesso à rede. Esse é um passo importante. A empresa deve se certificar de que apenas as pessoas necessárias tenham acesso a conexão remota com o sistema.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments