2022 já praticamente chegou. Enquanto muitos ainda estão em março de 2020 (na eclosão global da pandemia), muita coisa já aconteceu. O mundo da tecnologia passou por muitas mudanças.

Do trabalho remoto ao uso excessivo das reuniões em vídeo, o modo como trabalhamos, nos comunicamos e até a busca por emprego mudou muito. Muitos profissionais, inclusive, acabaram por pedir demissão de trabalhos corporativos para continuar em trabalho remoto.

Assim, já é possível prever quais serão os profissionais de tecnologia mais contratados em 2022. Selecionamos cinco tipos de trabalhos para indicar.

1) Desenvolvedor Java

Desenvolvedores Java criam aplicações para web, software e programas. Estão envolvidos com todo o ciclo de desenvolvimento de um produto. Este trabalho sempre está em alta demanda e a previsão é que muitas empresas contratem esse profissional no novo ano.

As responsabilidades de um desenvolvedor Java variam muito dependendo da empresa e do cargo. Tarefas típicas incluem design, implementação e manutenção de aplicativos Java, com o compromisso de alta disponibilidade e desempenho, contribuindo em todas a fases do desenvolvimento, escrevendo código bem desenhado, eficiente e testável, para nomear algumas características.

2) Arquiteto de nuvem

Um arquiteto de nuvem é um profissional de tecnologia que é responsável por supervisionar a estratégica computacional de nuvem de uma empresa. Isto inclui, planos de adoção de nuvem, design de aplicativos, gerenciamento e monitoramento. Frequentemente, arquitetos de nuvem são também responsáveis por fazer a ponte entre problemas corporativos complexos e as soluções em nuvem.

As habilidades necessárias para um arquiteto de nuvem incluem experiência com linguagens de programação como Python, Ruby e Elixir, uma formação em engenharia da computação e técnicas de liderança excelentes.

3) Gerente de produto

Gerentes de produto supervisionam o desenvolvimento de projetos do estágio de planejamento até a fase completa. Normalmente, são a suporte principal para que times funcionem juntos e asseguram que todos estejam fazendo um bom trabalho. É um trabalho bastante variado e os gerentes podem fazer tudo, desde coordenar o fluxo de tarefas a realizar reuniões regulares para fazer checagem de progresso.

Quando empresas buscam candidatos para esta função, há algumas coisas que buscam como habilidades fortes de análise, experiência em gerenciamento, alto nível de organização e experiência no uso de ferramentas como PivotalTracker e Jira.

4) Especialista em cibersegurança

Cibersegurança é mais importante que nunca. Especialistas em cibersegurança são profissionais que protegem empresas de ataques de hackers e, também, protegem os dados de consumidores Sem uma boa equipe de especialistas de segurança, as empresas se arriscam a perder muito dinheiro com vazamento de dados e dores de cabeça com consumidores infelizes.

Especialistas em cibersegurança precisam ter habilidades de resolução de problemas, conhecimento de segurança em várias plataformas, ótima capacidade de comunicação e habilidades de perícia forense para computadores fundamentais. Pode ser um trabalho com muitas recompensas e salários relativamente altos.

5) Cientista de dados

O trabalho de um cientista de dados é usar aprendizado de máquina (machine learning) para prever e analisar dados. Tarefas específicas incluem identificar problemas que podem ser analisados com dados, determinar o conjunto de dados correto e suas variáveis, coletar grandes conjuntos de dados e comunicar os achados para as partes relevantes. A ciência de dados é uma área que cresce e que deve continuar a desenvolver-se nos próximos anos.

Quem quiser trabalhar nessa área precisa estar familiarizado com linguagens de programação estatísticas tais como R, Python e SQL. É importante ainda ter conhecimento de técnicas de obtenção de dados.

A importância dos conhecimentos profissionais

O que há em comum entre as cinco carreiras, apontadas pelo The Next Web, é que todas exigem conhecimentos variados em tecnologia e comunicação. Aprender mais de uma linguagem de programação e como se comunicar com chefes e equipes é essencial. Além, é claro, de um pouco de sorte, que desejamos a todos os profissionais em 2022 e sempre.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *