A chegada de GPUs cada vez mais poderosas – e exigentes – e do protocolo PCIe Gen 5.0 tem levado os conectores de energia ao limite. Agora, uma nova tecnologia da categoria pode superar esses desafios e alimentar as novas placas de vídeo com até 600 W de potência.

Enquanto as placas Founders Edition da linha RTX 30, da Nvidia, resolveram isso com um plug proprietário de 12 pinos, um novo modelo de conector promete entregar uma solução mais abrangente para esse problema.

Novo conector, novas GPUs

O novo padrão se chama 12VHPWR e consegue ir muito além da energia entregue pelos conectores atuais, de 8 pinos, mesmo com um conjunto mais compacto. Em vez de sobrecarregar GPUs com 3 plugs de 8 pinos ou deixá-los famintos por eletricidade com apenas 2, basta utilizar a nova tecnologia de 12 pinos.

Esse conector em questão tem apenas 19 milímetros de largura e cada um de seus 12 canais consegue entregar até 9,2 A (ampere) em 12 V, que, somados, chegam a 55,22 A ou pouco mais de 662 W. Como esse tipo de tecnologia precisa contar com uma “sobra” de 10% para redundância, temos os desejados 600 W.

De acordo com rumores da indústria, o formato tem caído no gosto tanto dos fabricantes de fontes quanto de GPUs e pode marcar a inevitável aposentadoria dos plugs de 8 pinos – ao longo dos próximos anos, é claro.

É provável que só saibamos o verdadeiro potencial do padrão no início de 2022. Isso porque a expectativa é de que a aguardada RTX 3090 Ti saia de fábrica já com a tecnologia e possa exigir até 450 W para funcionar adequadamente.

Fonte: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *