Imagem: Reet Talreja on Unsplash

Se você comprou um PS5 recentemente e tem uma TV razoavelmente moderna, as chances são de que assim que você liga o console, a televisão é ligada automaticamente – e vice-versa. Acontece que essa função nativa do PlayStation 5 não é bem-vinda por todos os usuários e pode atrapalhar o uso do equipamento no dia a dia.

Mas você sabe como desabilitar esse recurso e permitir que PS5 e TV funcionem independentemente um do outro?

Não fica muito claro no videogame ou no televisor como essa tecnologia funciona ou como é possível desligá-la. Felizmente, o TecMasters está aqui para te ajudar a entender o recurso e sabe exatamente como desativar essa função de uma forma muito simples e rápida.

Entendendo a conexão entre PS5 e TV

O fato de o PS5 ligar automaticamente quando você liga a TV ou de a televisão despertar assim que você ativa o PlayStation 5 acontece por dois motivos.

O primeiro deles é que a saída HDMI do console da Sony incorpora um padrão de conexão chamado de HDMI-CEC, que permite não só transmitir dados de áudio e vídeo para uma tela, mas também que ambos os equipamentos conversem entre si e possam enviar comandos simples um para o outro.

PS5

Por sua vez, o segundo tem a ver com uma opção que pode ser encontrada num dos menus da configuração de sistema do PS5, que diz se essa interação entre console e TV é permitida e quais comandos podem ser trocados entre a dupla.

A ideia de ambas as funcionalidades é facilitar a ligação dos dois aparelhos para que tudo esteja pronto na hora da jogatina. Infelizmente, essas tecnologias desconsideram o fato de que você pode querer ligar a TV apenas para assistir à Netflix, por exemplo, e que para isso não é preciso que o console também seja ligado.

Como desativar a função do PS5 ligar junto com a TV?

A boa notícia é que é muito simples resolver esse “problema” e fazer com que cada dispositivo seja ligado de forma independente. Confira no passo a passo abaixo como desativar a função do PS5 ligar junto com a TV:

1) Na tela principal do PS5 acesse o ícone de Configurações

PS5

Imagem: TecMasters/Marcelo Rodrigues

2) Navegue até o menu Sistema

PS5

Imagem: TecMasters/Marcelo Rodrigues

3) Acesse a aba HDMI

PS5

Imagem: TecMasters/Marcelo Rodrigues

4) Desative a opção “Habilitar link de dispositivo HDMI”

PS5

Imagem: TecMasters/Marcelo Rodrigues

Pronto, com isso feito, seu PS5 não vai ligar mais junto da TV e nem sua televisão será ligada quando o PlayStation 5 ficar ativo.

Vale lembrar que, caso se arrependa da decisão e queira reativar o recurso, basta seguir os passos anteriores e ativar novamente a opção “Habilitar link de dispositivo HDMI” no console.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.