Imagem: Tecmasters/Signal

Equipados com aprendizado de máquina, a maioria dos aplicativos de teclado para smartphones enviam amostras de tudo que é digitado (e falado, no caso os equipados com reconhecimento de voz) à empresa desenvolvedora. Tanto os teclados presentes em dispositivos iOS e Android por padrão são de código fechado e compartilham essas informações para obterem precisão, aperfeiçoar opções de correção automática e palavras preditivas.

Como ativar o Teclado Incógnito do Signal

Imagem: andrekheren/pixabay.com

Por privacidade, alguns usuários do Signal, porém, podem se incomodar em contribuir com o pool de dados de empresas Google e Apple, ou até mesmo se preocupar com a possível chance de ter trechos do texto lidos e ouvidos por algum terceiro contratado por essas empresas. Para isso, o mensageiro tem o teclado incógnito, recurso que ativa o marcador opcional de privacidade do teclado fornecido pelo próprio sistema operacional Android.

Embora seja uma camada de proteção, ao habilitar, as entradas podem não ser recordadas pelo dicionário de teclado e sugeridas posteriormente. Neste tutorial, descrevemos abaixo o passo a passo de como ativá-lo em aparelhos Android.

Como configurar o Teclado Incógnito

No dispositivo móvel, vá em Configurações do Signal profile_avatar.png  > Privacidade > Teclado Incógnito

Como ativar o teclado incógnito do Signal

Imagem: Tecmasters

O que pode acontecer quando o recurso é habilitado

  • O teclado pode parar de aprender a partir da entrada digitada.
  • As entradas podem não ser recordadas pelo dicionário do teclado para serem usadas mais tarde pelo recurso autocompletar ou utilizar os termos como sugestão sugestões preditivas de texto.
  • O autocorretor pode não funcionar, e o usuário pode notar mais erros de digitação.

Importante: Teclados e IMEs (Editor de Método de Entrada) podem ignorar o recurso do Signal no Android, sendo que o marcador é um esforço maior, não uma garantia. Além disso, é importante usar softwares no qual o usuário confie, já que o Signal não pode detectar ou prevenir malware no dispositivo.

 

10 anos: reveja momentos icônicos da Internet
10 anos: reveja momentos icônicos da Internet
Por Tissiane Vicentin
3 gerenciadores de senhas open-source focados em privacidade
3 gerenciadores de senhas open-source focados em privacidade
Por Liliane Nakagawa
Alternativas ao WhatsApp que respeitam a privacidade do usuário
Alternativas ao WhatsApp que respeitam a privacidade do usuário
Por Liliane Nakagawa
Confira os 5 melhores jogos spin-offs de Pokémon
Confira os 5 melhores jogos spin-offs de Pokémon
Por Igor Shimabukuro

 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    10 anos: reveja momentos icônicos da Internet 3 gerenciadores de senhas open-source focados em privacidade Alternativas ao WhatsApp que respeitam a privacidade do usuário Confira os 5 melhores jogos spin-offs de Pokémon