Imagem: Konstantin Savusia/shutterstock

A Nvidia confirmou na última terça-feira (1º) que foi alvo de um ataque hacker. A autoria foi assumida pelo grupo Lapsus$, que recentemente foi responsável pela invasão do Ministério da Saúde. Os invasores afirmam que estão em posse de um terabyte de dados da empresa e começaram a divulgar algumas dessas informações.

Dentre o que foi compartilhado pelo grupo está o código-fonte do DLSS, tecnologia que usa inteligência artificial para melhorar a experiência de jogo nos computadores.

Até então, ao contrário dos concorrentes, a Nvidia era uma empresa relutante em tornar sua criação uma ferramenta de código aberto. Para resolver a questão, a companhia chegou a permitir que mais desenvolvedores participassem do programa, mas nunca mudou muito sua decisão.

DLSS Nvidia

Imagem: TechPowerUP

Eis que, agora, as informações sobre o DLSS estão todas online, como confirmado pelo TechPowerUP. Obviamente, ninguém deve usar esse código em nenhum projeto, mas a decisão pode ser bastante prejudicial para a Nvidia – já que vai totalmente contra sua política – ao mesmo tempo em que milhões de dólares podem ser perdidos por conta do vazamento.

Ameaças à Nvidia

O grupo Lapsus$ divulgou em seu canal do Telegram que, a menos que a Nvidia atenda às suas exigências, começará a vazar “arquivos completos de silício, gráficos e de chipset de computadores de todas as GPUs recentes da Nvidia, incluindo a RTX 3090 Ti e correções futuras”.

Dentre as exigências do grupo está que a companhia deve se comprometer “completamente com o open-source” com seus “drivers de GPU para Windows, macOS e Linux, de agora em diante e para sempre”.

Via: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.