O Google Chrome Beta 94 foi anunciado e promete algumas melhorias para os jogos baseados em navegador. Serão duas ferramentas para isso: a WebCodecs e o Web GPU.

A primeira é voltada para os jogos em nuvem, que torna sua execução mais fácil e rápida, principalmente no Chrome, já que garante acesso aos codecs de vídeo que estão incluídos no navegador. A ideia é melhorar a latência e mantê-la o mais baixo possível para os jogos em nuvem.

Já a segunda ferramenta permite que desenvolvedores aproveitem o poder do navegador para melhorar a potência gráfica do computador, permitindo que o software se conecte à API nativa da máquina – algo parecido com o que o Vulkan e o DirectX12 fazem.

Em termos mais simples, os desenvolvedores conseguem “falar” com a placa de vídeo diretamente, sem ter que passar por outras camadas e desacelerar o processo.

Chrome 94 além dos jogos

Mas as tecnologias também podem ser aplicadas fora dos jogos. Em julho de 2020, por exemplo, o Google mencionou que o Zoom estava interessado em usar WebCodecs para videoconferência. Já o WebGPU poderia ser usado para renderizar modelos 3D nos navegadores.

No entanto, como se trata de uma implementação beta, pode ser que as melhorias não estejam disponíveis tão cedo no Chrome – embora o WebCodecs esteja perto do lançamento oficial e o WebGPU esteja previsto para o início de 2022.

Mesmo assim, não basta apenas que as ferramentas sejam lançadas, os desenvolvedores ainda terão de fazer com que seus apps sejam adaptados às novidades.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments