Em novembro, a empresa Xindong revelou a Fenghua 1, um modelo de placa de vídeo para PCs e datacenter de jogos. Agora, a companhia chinesa publicou as especificações técnicas do equipamento. O objetivo é mostrar que a criação pode ser comparada a algumas GPUs da AMD e Nvidia.

Embora seja possível apenas especular sobre a arquitetura usada, os processadores implementados oferecem suporte a grande parte das interfaces de programação atuais. Além disso, a fabricação da GPU é baseada em 12 nm.

A empresa revelou a existência de duas placas: Tipo A e Tipo B. Elas se diferenciam pela presença de um chip único ou duplo. A versão com apenas um possui desempenho de computação de cerca de 5 FP32 TFlops. Isso é comparável ao desempenho da GeForce RTX 2060 da Nvidia – isso em teoria.

Já a versão com dois chips dobra o desempenho para aproximadamente 10 TFlops FP 32. Novamente considerando hardwares da Nvidia, a placa se compara com o modelo GeForce RTX 3060.

Vale citar que essas comparações foram feitas com base no desempenho de computação teórico. Portanto, não representam necessariamente as características reais das placas de vídeo.

Placa Xindong

Imagem: Divulgação

A placa Fantasy 1 Tipo A terá suporte a versões com 4 GB, 8 GB ou 16 GB de memória GDDR6 ou GDDR6X. Já o Tipo B deve contar com até 32 GB de memória. Ambas suportam interface PCIe Gen4, bem como interfaces DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1.

Apesar da configuração robusta, o Tipo B não deve ter como foco jogos, já que a Xindong não menciona suporte a nenhum software para melhorias de jogos. Ao que parece, o produto deve ser voltado para datacenters.

Por fim, uma das configurações que mais chamam a atenção é o consumo de energia. Segundo a empresa, a versão com um chip necessita de cerca de 50W, valor considerado menor que o necessário para a GeForce RTX 2060 funcionar.

Obviamente, tudo isso deve ser testado, já que as configurações foram apenas confirmadas e não necessariamente colocadas à prova.

Por enquanto, a Xindong testa as placas Fantasy 1 com algumas empresas. No entanto, ainda não está claro quando estarão disponíveis comercialmente.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *